Várias notas tocadas simultaneamente formam um acorde de violão acústico. Mesmo com diferentes acordes de violão, se você aprender alguns acordes básicos, você será capaz de tocar milhares de músicas, se não até mais. Acordes maiores emitem um som alegre, enquanto que acordes menores emitem um som triste, escuro.

Diagramas de acordes para Violão apresentam a notação e a posição dos dedos no Violão. Ao invés de apresentar lado a lado na horizontal, do modo como vemos no braço do Violão, as linhas que representam o diagrama do acorde são apresentadas de cima para baixo e na vertical. Você vai ver uma grade ao olhar para um diagrama de acorde. As cordas são representadas por linhas verticais, enquanto que os trastes são representados por linhas horizontais. As áreas onde devemos pressionar as cordas com a ponta dos dedos as digitando aparecem como pontos escuros.

Alguns números vão no topo e na base do diagrama de acorde para Violão. Este diagrama representa os dedos que vão tocar as cordas: 1 indicador, 2 médio, 3 anelar, 4 mínimo. Se você vir um 0, significa que você deve manter essa corda solta enquanto toca. De outra forma, se aparecer um X, quer dizer que essa corda é aberta e não pode ser tocada. E ocasionalmente, você verá um T sendo usado. Esse significa que você deve usar o polegar para tocar, mas isso não aparece muito frequentemente.

O primeiro acorde de Violão que você vai aprender agora é o G maior, ou SOL maior. Seu dedo médio vai na sexta corta no terceiro traste, seu dedo indicador vai na quita corda no segundo traste e o seu dedo anelar vai na primeira corda no terceiro traste. Toque cada nota individualmente, incluindo as cordas abertas, uma a uma. Cuide para que quando tocar cada nota, não ouvir nem um ruído estranho vindo das cordas, o que pode ser uma falha na digitação da corda. Para resolver o problema, reposicione seu dedo para que fiquem ferindo as cordas de forma eficiente e sem que exija muita pressão contra o braço do Violão. Você também pode ferir a corda num ponto mais próximo do traste, isso deve resolver. Seus dedos não devem tocar um no outro ou em qualquer uma das cordas vizinhas. Você poderá bater todas as notas de uma só vez, até que o som pareça bom de ouvir.

O acorde de E menor (Mi menor) é o mais fácil de ser feito com a mão esquerda. Esse acorde de E menor usa apenas dois dedos da sua mão esquerda: o indicador e o médio, os dois no segundo traste, na quita e na quarta cordas respectivamente. Tenha certeza de que as duas cordas estão pressionadas firmemente, sem que os dois dedos toquem um ao outro. Você deve tocar essas duas cordas várias vezes, isoladamente antes de tentar um acorde, assim você ajusta seus dedos corretamente. Então, bata todas as cordas para tocar o acorde de E menor. Esse acorde produz um som sombrio.

Se você é um iniciante, alguns bons acordes básicos de Violão para aprender são: A maior, A menor, C maior e D maior. Você deve tentar se mover entre os acordes o mais rápido possível. Praticar o posicionamento rápido dos dedos é fundamental!

No início, aprender a tocar acordes de Violão não vai parecer fácil e muito menos rápido, se você tiver que ficar olhando onde deve posicionar os dedos. Mas se você continuar praticando, praticando, praticando, você vai memorizá-los e logo estará se movendo rapidamente entre um acorde e outro. Em pouco tempo isso vai se tornar natural para você.

O nosso Curso de Violão Online apresenta esse conceito em vídeo e ainda ensina o pulo do gato para você construir qualquer acorde que desejar, apenas por saber uma regra simples.

Conheça o Curso de Violão Online!

Deixe o seu comentário, é importante deixar aqui a sua pegada!

Abraço forte e até o próximo artigo!

 

 


cvccur300x250