postura-violaoSem ter boa postura corporal, tocar violão durante longos períodos de tempo pode causar dores nas costas. Nesse post vamos conferir algumas dicas profissionais para você conseguir tocar violão, sem prejudicar a sua coluna.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre violão, recomendo que você assista a esse vídeo...

QUERO VER O VÍDEO

Postura Ideal para Tocar Violão

Aqui estão algumas boas sugestões sobre a exploração do violão com boa postura:

1. Segure o violão de modo que a parte de trás do instrumento repousada toque o seu estômago. Se você toca pelo lado direito, então o braço do violão deve estar posicionado para a esquerda.

2. Coloque o violão levemente pressionado contra seu corpo e deposite-o sobre a sua coxa direita.

3. Você deve segurar o braço do violão com a mão esquerda e posicionar a sua mão direita sobre o bocal do violão para que possa dedilhar o bater as cordas. Adquira uma posição natural e sinta-se confortável ao tocar seu violão.

Posicionamento da Mão Esquerda

posicao mao esquerda violaoPara guitarristas destros, use a mão esquerda para formar as notas e acordes. Dobre os dedos na sua mão esquerda para que eles estejam pressionando as cordas para baixo no braço do violão.

A parte de trás do braço do instrumento é curvo, para que as sua mão se ajuste a ele confortavelmente. Seu polegar dobra sobre a parte superior do braço e esta é a posição universal do polegar quando utilizado para construir acordes. Mesmo que a técnica seja usada com mais frequência quando tocar escalas, muitos acham útil pressionar seu polegar na parte de trás do braço do violão. A coisa mais importante é descobrir qual posição é mais fácil e mais confortável para você. No Curso de Violão Online tem um vídeo demonstrando isso com mais clareza.

Posicionamento da Mão Direita

posicao mao direita violaoArranhe as cordas com a mão direita para fazer sons. Posicione seu braço direito sobre o corpo do violão. Seu Bicep direito deve repousar sobre o a parte superior do corpo do violão. Posicione a sua mão direita na frente do bocal sonoro do violão. Quando tocar seu violão, o som vai sair dessa abertura.

Muitas pessoas fazem uso de uma palheta quando tocam violão. Basta manter a palheta entre o polegar e o indicador da mão direita. Raspe corda com a ponta da palheta na corda que você deseja tocar. É semelhante a bater com a ponta dos dedos ou dedilhar, mas você usa um pouco mais pressão do que quando dedilha, por exemplo.

Violão para Canhotos

justin bieber violao canhotoSe você é canhoto, não tem problema. Você tem duas maneiras de tocar violão. A primeira maneira é fazer uma reestruturação do violão para que as cordas fiquem em ordem inversa.

Você também pode comprar um violão canhoto.

Manter uma boa posição corporal enquanto toca violão, bem como a explorar seu violão corretamente, permitirá tocar por longos períodos de tempo. Não fique tentado tocar em uma posição que você legal, se não você vai acabar se sentindo cansado muito cedo e talvez aquela posição de guitarrista doidão possa parecer ridícula também.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer as 4 Coisas que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que aproveite esse vídeo agora mesmo.