Violão solo compõe uma fatia de um gênero musical que tem tudo, mas desapareceu da música popular - Instrumental. Por Instrumental quero dizer que é música composta e tocada por um homem usando instrumentos musicais, em vez de techno instrumental que não pode ser composto e tocado no modo tradicional. Não há nada de errado nisso. Eu penso que possa ser útil para alguns guitarristas dar uma rápida olhada na parte que violão desempenha na música instrumental. Afinal o violão é o instrumento que está sempre pronto para o pegarmos e expressar nossos sentimentos nele. Além disso, tem mais uma vantagem, pois não perturba muito a nossa família e os vizinhos.

O violão clássico é bem parecido e familiar a todos nós. A guitarra elétrica, as cordas de aço, o ressonador dos violões, são todos descendentes do violão clássico com cordas de nylon. Violão clássico como um gênero, é simplesmente música clássica tocada no violão. Ela pode parecer tecnicamente muito sofisticada e exigente, mas existem muitas peças musicas escritas para violão clássico, que qualquer pessoa com um conhecimento básico sobre violão popular, pode vir a tocar sem muitas dificuldades. Estudio em C por Dionisio Aguado e gavota En Rondeau - Lute Suite n º 4 em Mi por JS Bach são dois exemplos que eu tenho visto na forma de guia.

Se você está interessado em ouvir música de violão clássico, John Williams e Julian Brema, ambos têm clips de vídeo no YouTube e outros sites, mas não restringir-se a nomes conhecidos - há muitos clipes instrumentais acústicos de violonistas amadores também.

Você pode ficar surpreso ao saber que a guitarra flamenca como um instrumento solo é relativamente novo à cena musical. O violão foi um acompanhamento para cantores e bailarinos por muitos anos, mas os violões solo só marcaram presença a partir da metade do século XX. Os primeiros guitarristas do estilo flamenco como Ramón Montoya produziram música que provavelmente teriam um pequeno interesse do público moderno que não fossem espanhóis, mas você encontrará videoclips dos mestres da década de 1950 e 60 como Sabicas e Diego Del Gastor, bem como de modernos e virtuosos guitarristas como Paco de Lucia, Serranito, Paco Peña e Vicente Amigo.

Todos nós gostamos de ouvir e de explorar os sons do violão e da nossa música popular do boom dos anos sessenta, um terreno fértil para muitos iniciantes em violão que amam experimentar novos solos de violão instrumental. Possivelmente o mais popular solo de violão deste gênero foi "Anji" do extremamente influente guitarrista chamado Davy Graham. Esta peça foi gravada por Paul Simon. Graham foi o responsável pela popularização da afinação de guitarra: DADGAD que introduziu a possibilidade de tocar o baixo de acompanhamento em cordas abertas durante a improvisação ou compor músicas sobre as cordas agudas.

Bem, espero que eu tenha dado os nomes que o ajudarão a encontrar solos de violão e solistas que você nunca ouviu antes. Lembre-se que qualquer música que você encontre sendo tocada nestes sites de vídeos pode estar disponível também em forma de tablatura. Não deixe de procurá-las e estudá-las. Ok?

Estamos ficando craques em violão aqui, hein!? Faça o Curso de Violão Online aqui no site. Você vai ficar afiado demais!

No próximo artigo você já sabe; eu venho com uma ótima novidade que vai ajudar você a conhecer um pouco mais o violão e a guitarra. Não deixe de ver ler essa novidade.

Comente este post!

Abraço!!!

 

 


cvccur300x250