violao_canhoto

Quando a maioria dos canhotos (e destros) começam com um violão acústico, alguns deles ficam logo desapontados com a decisão. Um Violão Acústico pode parecer uma escolha óbvia quando você está iniciando, pode até ser bom, mas o violão elétrico é sempre mais atraente para os novatos em Violão. Seria melhor comprar um violão para canhotos ou apenas inverter as cordas? Vamos lá!

Qual é o Melhor Violão para Canhotos: Acústico ou Elétrico?

mulher-violao-canhoto

Como se não fosse difícil o bastante achar um violão para canhotos que você goste, agora você tem que decidir entre acústico vs elétrico. O fato é que ainda não existe uma definição clara sobre qual você deve escolher.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre violão, recomendo que você assista a esse vídeo...

QUERO VER O VÍDEO

A maioria dos violonistas da velha escola insiste que um iniciante deve começar a aprender em um violão acústico para aprender a tocar em um violão "real", por outro lado, as cordas mais finas do violão elétrico podem trazer uma curva de aprendizagem muito mais rápida.

Claro que depois se você quiser tocar um violão acústico, você terá que se acostumar com cordas mais grossas e um braço mais largo. As cordas mais grossas são tipicamente mais difíceis de tocar porque você terá que colocar mais força para que elas possam produzir o som sem trastejar (ruído característicos das cordas arranhando os trastes). O corpo de um violão acústico também é mais largo e pode levar algum tempo para você se acostumar a usá-lo, caso você só tenha tocado em violões elétricos.

Comece com um Violão Canhoto Acústico

violao-canhoto-acustico

Se você começar com um violão para canhotos acústico, a maioria dos violonistas concorda que a transição para um elétrico será bem mais fácil. No início pode parecer estranho, principalmente se você nunca tocou antes. Muitos pensam que o amplificador pode aumentar seus erros, mas com a distorção e outros efeitos especiais que podem ser atingidos com um violão elétrico, eles serão imperceptíveis.

Os Violões Canhotos Acústicos São Mais Baratos

picnic-violao-canhoto

Um violão acústico definitivamente é mais conveniente se você puder dominá-lo. Você pode simplesmente pegá-lo e comercar a tocar, sempre precisar de fios e amplificadores. poderá tocar até na praia com os amigos. Você não vai precisar de uma tomada elétrica para fazer seu som. O preço é outra razão porque muitas pessoas começam com um violão para canhotos acústico. Você geralmente pode comprar um violão de marca nova a um preço por volta de R$ 100.

Invertendo as Cordas do Violão

invertendo cordas violaoSe você não quiser comprar um violão para canhotos, ainda é possível simplesmente inverter a ordem das cordas. Podemos ver artístas canhotos como Zezé Di Camargo tocando com violões normais, em algumas situações. 

Inverter as cordas é válido, desde que permita o seu desenvolvimento com o violão e a música. Depois, você pode acabar encontrando um instrumento canhoto para complementar o seu modo de tocar. 

Também há pessoas, mesmo canhotas, que de algum modo aprendem a tocar violões convencionais, porém é comum haver um défict de habilidade em algum estilo ou técnica específica. Talvez isso seja um bom indicativo para procurar um instrumento adequado a você. 

Então, se você é canhoto, procure o violão ideal para você e comece hoje mesmo a aprender a teoria musical e a técnica do instrumento!

Te vejo no próximo post!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer as 4 Coisas que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que aproveite esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO