Se você deseja um estilo de bluegrass antigo, flamenco, ou violao clássico, você precisa tocam em um tipo específico de violão acústico, porém todos são violões acústicos. Veja, o violão acústico é um tipo de guitarra acústica que possue um corpo um pouco diferente e usa cordas de nylon. Mesmo assim, continua sendo um violão acústico e muito bonito quanto tocado. Agora, de um coisa você pode ter certeza; quando você toca um riff específico para violão acústico, não há forma alguma de reproduzir seu som e tonalidade em um violão elétrico, por mais que você possa tentar.

O violão acústio é também um pouco mais portátil e acessível. Você pode pegar e usar em qualquer lugar, sem ter que portar cabos ou amplificadores para que possa funcionar.

O violão acústico não só é um instrumento que pode se adaptar a qualquer genero musical, mas também é o que mais cresce em popularidade. A maioria dos estudantes comaçam com um violão acústico e depois passam para o violão elétrico. Em muitos casos, essa evolução de acústico para elétrico é benéfica para o estudante.

Para ajudar a ganhar experiência e aprendizado, existem muitas coleções de músicas acústicas que você pode adquirir e que vão dar-lhe muito prazer ao estudar os riffs ou mesmo ouvir essas músicas. Você pode aprender muito com essas músicas acústicas que possue uma larga variedade de estilos e nuances. Você pode aprender simplesmente comprando essas músicas que tem introduções de violão ou guitarra elétrica, pode pegar músicas instrumentais para tirar partes com o instrumento e ainda, existem aquelas músicas instrutivas que permitem a você, tocar seu violão acompanhando outros instrumentos. No Brasil ainda não pude encontrar essas coleções, mas nos Estados Unidos é comum.

Existem ferramentas como as cifras, tablaturas, partituras que auxiliam na execução de música, mas que você nunca a tenha ouvido antes. O importante para se ter uma bom domínio do instrumento é aprender as técnicas corretas, essas fazem muita diferença no resultado da execução.

No próximo post eu venho com mais uma dica imperdível sobre esse nosso amigo misterioso chamado violão!

Comente o post!

Abraço.