Parece que a maioria dos violonistas iniciantes culpa a falta de tempo para praticar. Se você quer aprender como tocar Violão Acústico, mas não tem muito tempo para praticar, então me deixe perguntar isso a você. Você tem 30 minutos de folga por dia? Se você tem esse tempo e o gasta assistindo um reality show na TV, então você pode aprender Violão em casa usando essas dicas simples a seguir. Você pode até assistir TV enquanto faz isso, sem problemas.

Uma das coisas mais importantes que você precisa fazer se você quer aprender como tocar Violão, não envolve tocar, diretamente. Isso por parecer loucura, mas é verdade. Você precisa aprender a anatomia do Violão. Aprenda os nomes de todas as partes do seu Violão, mas o mais importante é aprender o nome das notas e onde elas estão no Violão. Você pode encontrar um diagrama online ou comprar um em sua loja de instrumentos local, o que vai lhe demonstrar onde essas notas estão no braço do Violão. Estude isso durante os comerciais do seu programa de TV favorito. Ao realizar esse exercício vai ficar muito fácil encontrar os acordes e as escalas no futuro. Outra coisa que dá pra fazer assistindo TV é praticar os acordes e o posicionamento deles, além da agilidade ao se movimentar durante as trocas de acordes. Você não precisa tocar quando estiver fazendo isso, basta executar os movimentos em silêncio. Foque apenas em como ferir as cordas corretamente e produzir o que é chamado de memória muscular. Você pode fazer o mesmo com escalas e arpejos. Quando você se sentir confiante de que pode tocar um acorde ou uma escala sem olhar para as cordas, tente tocar isso de outra forma, com outra posição no braço do Violão. Quando você passa a conhecer o braço do Violão e a posição das notas nele, as coisas começam a ficar cada vez mais fáceis. Você pode até querer desligar a TV e dedicar seu tempo somente ao Violão, não é mesmo?

Claro, você diz que pode praticar enquanto assiste TV, eu sei disso, mas se você puder tocar acordes e escalas facilmente, então você deve estar gostando de aprender Violão a ponto de dedicar 30 minutos por dia a prática do instrumento.

É nesse momento que a prática se torna diversão. Comece tocando suas músicas favoritas. Desenvolver a capacidade de tocar o que se ouve vai melhorar sua habilidade drasticamente e vai tornar muito fácil tocar com outras pessoas. Você pode também usar tablaturas para ajudá-lo a tocar suas músicas favoritas.

Não tem que ser difícil aprende como tocar Violão Acústico. Em apenas 30 minutos por dia você pode rapidamente e facilmente desenvolver suas habilidades que vão ajudá-lo a evoluir como um tocador de Violão. No começo, faça coisas simples enquanto assiste o seu programa de TV favorito ou mesmo enquanto ouve música. Isso nem vai parecer prática, mas acredite; isso vai criar as bases para a aceleração do seu aprendizado no futuro. Em pouco tempo você vai começar a ter progressos e isso é um ótimo motivador. Essas técnicas não vão aumentar o seu tempo para praticar, mas elas vão ajudá-lo a aprender como tocar Violão de forma oportuna.

Não deixe de conferir o Curso de Violão Online aqui no site!

Volto no próximo post com mais um assunto legal.

Comente este post, é importante deixar a sua pegada.