O que eu preciso aprender primeiro para tocar violão com êxito

Created with Sketch.

O violão é um instrumento musical versátil e popular que muitas pessoas sonham em tocar com sucesso. No entanto, para muitos iniciantes, pode ser difícil saber por onde começar. A boa notícia é que, com um pouco de prática e paciência, qualquer pessoa pode aprender a tocar o violão com sucesso. Mas antes de começar a aprender acordes e técnicas de mão direita, é importante ter uma compreensão básica das partes do violão e como elas funcionam juntas para produzir som. Neste post, discutiremos os fundamentos que você precisa aprender primeiro para tocar violão com êxito, desde a anatomia do instrumento até dicas de prática e motivação para ajudá-lo em sua jornada musical. Então, vamos começar!

Conhecendo as partes do violão

Anatomia do violão.

Antes de começar a tocar o violão, é importante conhecer as diferentes partes do instrumento. Isso ajudará você a entender como o violão produz som e a se comunicar com outros músicos. Aqui estão as principais partes do violão:

  1. Corpo: É a parte principal do violão e é onde as cordas são fixadas. O corpo é geralmente feito de madeira e pode ser de diferentes tamanhos e formas, como dreadnought, jumbo, folk, entre outros.
  2. Braço: É a parte do violão que se estende do corpo e onde o jogador pressiona as cordas para produzir notas. O braço geralmente é feito de madeira e pode ter trastes para ajudar a posicionar os dedos corretamente.
  3. Escala: É a superfície plana do braço onde as cordas passam. A escala pode ser feita de madeira ou outros materiais, como ébano, e pode ter marcações para ajudar a encontrar as notas.
  4. Trastes: São os pequenos blocos de metal ou madeira na escala do violão que dividem as notas em intervalos específicos. Eles ajudam a posicionar os dedos corretamente e produzir notas precisas.
  5. Pestana: É uma pequena peça de osso ou plástico localizada na extremidade superior do braço do violão. A pestana ajuda a manter as cordas no lugar e a definir a altura das cordas em relação à escala.
  6. Tarraxas: São as peças circulares na extremidade superior do violão, que permitem ajustar a afinação das cordas.

Conhecer as partes do violão é um primeiro passo importante para aprender a tocar com sucesso. Isso ajudará você a entender como o instrumento funciona e como obter o melhor som possível.

Acordes básicos e progressões de acordes

Uma vez que você esteja familiarizado com as partes do violão, é hora de começar a aprender acordes básicos. Os acordes são a base da música no violão, e aprender alguns acordes simples é uma maneira excelente de começar. Aqui estão alguns acordes comuns que você deve aprender:

  1. Dó maior (C)
  2. Sol maior (G)
  3. Lá maior (A)
  4. Ré maior (D)
  5. Mi maior (E)

A melhor maneira de aprender esses acordes é treinar a transição entre eles. Comece tocando um acorde por alguns segundos e depois mude para outro acorde. Repita isso várias vezes até se sentir confortável com cada acorde e transição entre eles. Você também pode procurar por progressões de acordes, que são uma série de acordes tocados em uma ordem específica. Alguns exemplos de progressões de acordes incluem:

  1. C – G – Am – F
  2. G – D – Em – C
  3. D – A – Bm – G

Aprender essas progressões de acordes é uma ótima maneira de começar a tocar algumas músicas simples. Além disso, você pode pesquisar por mais acordes e progressões de acordes na internet, em livros de música ou em aulas de violão online. A chave é praticar regularmente e se concentrar em fazer a transição entre os acordes de forma suave e precisa.

Técnicas de mão direita para tocar o violão

Além de aprender acordes e progressões de acordes, você também precisa desenvolver boas técnicas de mão direita para tocar o violão com sucesso. Aqui estão algumas técnicas de mão direita comuns que você deve aprender:

  1. Dedilhado: Essa técnica envolve tocar as cordas com os dedos em uma sequência específica. Existem muitos padrões de dedilhado diferentes que você pode aprender, mas um padrão comum é tocar as cordas com o polegar, indicador, médio e anelar, nessa ordem.
  2. Palhetada: Essa técnica envolve tocar as cordas com uma palheta. A palhetada é comum em estilos musicais como o rock e o pop.
  3. Batida: Essa técnica envolve bater nas cordas com a mão inteira, em vez de tocar com os dedos ou com uma palheta. A batida é comum em estilos musicais como o folk e o country.

Ao praticar essas técnicas de mão direita, é importante prestar atenção à sua postura e à forma como segura o violão. Mantenha os ombros relaxados e mantenha o violão em uma posição confortável. Além disso, pratique lentamente e aumente gradualmente a velocidade à medida que se sentir mais confiante. Com o tempo e a prática, você se tornará mais habilidoso em suas técnicas de mão direita e poderá tocar uma variedade maior de estilos musicais.

Leitura de tablatura e partitura

Exemplo de Tablatura para violão e guitarra.

Aprender a ler partitura e tablatura é fundamental para se tornar um músico completo. A partitura é uma notação musical padrão que mostra a altura e a duração de cada nota, enquanto a tablatura é uma notação específica para o violão que mostra qual corda e casa tocar. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar a ler partituras e tablaturas:

  1. Partitura: Para começar a ler partituras, você precisa aprender a identificar as notas musicais. Existem sete notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Cada nota tem uma posição específica na pauta musical, e a duração é indicada por diferentes símbolos, como a semibreve, a mínima e a semínima. Você pode encontrar muitos recursos online que ensinam como ler partituras e oferecem exercícios para praticar.
  2. Tablatura: A tablatura é uma notação específica para o violão que mostra qual corda e casa tocar. Cada número na tablatura representa uma casa do braço do violão, e as cordas são numeradas de baixo para cima. Por exemplo, a corda mais grossa (a que fica mais próxima do seu rosto quando você está tocando) é a corda 6, e a mais fina (a que fica mais próxima do chão) é a corda 1. Aprenda a ler tablaturas comuns para o violão, como aquelas que mostram acordes e progressões de acordes.

Aprender a ler partituras e tablaturas leva tempo e prática, mas é uma habilidade valiosa para qualquer músico. Procure por recursos online, como vídeos e aulas, para ajudá-lo a se aprimorar nessa área. Com o tempo, você será capaz de ler partituras e tablaturas com facilidade e tocar uma variedade maior de músicas.

Prática consistente e dicas para se manter motivado

A prática consistente é fundamental para aprender a tocar violão com êxito. Dedique um tempo diário para praticar e estabeleça metas realistas para si mesmo. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a manter uma prática consistente e a se manter motivado:

  1. Estabeleça um cronograma: Defina um horário específico para praticar todos os dias. Isso ajudará você a estabelecer uma rotina e a se concentrar em sua prática diária. Tente praticar pelo menos 30 minutos por dia.
  2. Use aplicativos e recursos online: Existem muitos aplicativos e recursos online disponíveis para ajudá-lo a aprender novas músicas e a praticar novas técnicas. Use esses recursos para tornar sua prática mais divertida e desafiadora.
  3. Pratique com outras pessoas: Tocar violão com outras pessoas pode ser muito motivador e divertido. Junte-se a uma banda ou participe de um grupo de música local para se conectar com outros músicos e aprender com eles.
  4. Defina metas realistas: Estabeleça metas realistas para si mesmo e trabalhe em direção a elas. Por exemplo, você pode definir uma meta para aprender um novo acorde a cada semana ou para aprender uma nova música a cada mês.
  5. Encontre inspiração: Encontre inspiração em outros músicos e artistas. Ouça suas músicas favoritas e assista a apresentações ao vivo para se inspirar e se motivar.
  6. Seja paciente: Aprender a tocar violão leva tempo e prática. Seja paciente consigo mesmo e não desista. Com o tempo, você se tornará um músico mais habilidoso e capaz.

Lembre-se de que a prática consistente é a chave para se tornar um músico bem-sucedido. Use essas dicas para se manter motivado e continuar progredindo em sua jornada como músico.

Conclusão

Aprender a tocar violão pode ser uma experiência enriquecedora e gratificante. Embora possa levar tempo e prática para se tornar um músico habilidoso, os benefícios da música são infinitos. Desde a redução do estresse até a melhoria da memória e da concentração, tocar violão pode ter um impacto positivo na sua vida. Neste post, abordamos alguns conceitos básicos que você precisa aprender para tocar violão com êxito, incluindo as partes do violão, acordes básicos e progressões de acordes, técnicas de mão direita, leitura de tablatura e partitura e dicas para prática consistente e motivação. Lembre-se de que a prática consistente é fundamental para se tornar um músico bem-sucedido e que a aprendizagem de novas habilidades pode levar tempo. Com paciência e perseverança, você poderá tocar violão com confiança e desfrutar da beleza e da alegria da música.