praticar-violaoUltimamente estamos falando muito sobre pratica, disciplina e consistência. Esses são os pilares para se ter sucesso no aprendizado de violão, bem como em qualquer outra tarefa que você venha a desempenhar. Hoje nós vamos falar da arte de praticar violão.

Porque acredita, praticar seu violão, também é uma forma de arte. Como um artista que pinta um retrato sobre uma tela, essa habilidade, a menos que você nasça com um incrível talento, na maioria das vezes tem que ser desenvolvida e praticada até a perfeição, e só então o pintor está pronto para mostrar a arte, que ele mesmo produziu, para o mundo.

Praticar violão não é diferente. Mesmo os melhores músicos, em algum momento tiveram que aprender a arte de praticar. Então, qual é a diferença entre um guitarrista iniciante e um que pratica a muito tempo? Bem, há três grandes diferenças ao tocar. Então vamos dissecá-las e aprender como praticar o violão mais efetivamente.

1. Toque mais!

Se você é um guitarrista iniciante, seja paciante. Se você não é iniciante no violão, então você precisa ser ainda mais paciente. Praticar violão é uma habilidade que é tanto aprendida quando ensinada. Algumas vezes, você vai pegar um conceito imediatamente, e outras vezes vai precisar de perceverança para aprender algo desafiador no violão. Isso nos leva ao nosso próximo ponto.

2. Prática Consistente

Quando estiver aprendendo como praticar, tenha certesa de que está praticando de forma inteligente e não duramente. Grandes músicos nem sempre podem praticar por horas e horas como um guitarrista iniciante, porém você vai descobrir que a forma como eles praticam é incrivelmente efetiva e nem um tempo é perdido, o que faz com que esse ensaio seja muito mais eficiente. Um guitarrista profissional tem uma agenda lotada e vive muito ocupado cumprindo horários. Também aprendi a tirar um tempo para praticar, em vez de simplesmente praticar quando sinto vontade. Nem sempre podemos fazer as coisas só quando temos vontade.

3. Praticar Efetivamente

Ao reunir muita prática com consistência, um grande guitarrista saberá como ter tempo para efetivar a prática. O tempo é precioso, é uma mercadoria valiosa, assim nem um tempo é desperdiçado durente a sua prática, utilizando cada momento disponível. Você também deve ficar longe de distrações que possam fazer você perder o foco enquanto pratica… ou seja, praticar escalas por um minuto pode fazer você perder a atenção e acabar tocando alguma música antiga que não requer nem uma prática.

Espero que a partir de agora você comece a ver que praticar não é algo casual, algo que os guitarristas façam somente por diversão. Praticar engloba a totalidade do músico. Quanto mais consistente for o seu treinamento, o quanto melhor o seu tempo for gasto praticando, mais efetivo será o seu aprendizado, tirando grandes vantagens na sua execução. Assim, poderá tocar violão em um piscar de olhos. 

Lembre-se de ser paciante. Que praticar violão é uma forma de arte. Como na arte, algumas vezes leva tempo , foco e energia para se ter uma grande obra de arte pronta para o mundo ouvir. 

A gente se encontra no próximo artigo com algo que pode mudar a sua vida!

Até! 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.