Fatos Importantes a Conhecer Antes de Aprender a Tocar Violão

Created with Sketch.

fatos sobre violao acustico

O violão acústico é uma das guitarras mais tradicionais e populares no mundo da música. Ele é um instrumento poderoso capaz de produzir emoção em quem o ouve. Se você está pensando em aprender a tocar violão, não se preocupe, pois não é tão difícil quanto parece.

Neste post, vamos explorar os primeiros passos para aprender a tocar violão acústico, desde a escolha do instrumento até a seleção de um bom curso de violão. Além disso, vamos discutir a possibilidade de aprender violão online e as vantagens que isso pode trazer. Portanto, se você é um iniciante ou um músico experiente que está procurando uma maneira de aprimorar suas habilidades, continue lendo para saber mais sobre como aprender a tocar violão acústico. Vamos lá!

Os primeiros passos para aprender violão

violao brancoAntes mesmo de começar a aprender como tocar violão, é importante selecionar o violão acústico correto, um que combine com você. Ele deve ser do tamanho e largura certos para permitir que você toque confortavelmente. Muitas vezes, as pessoas erram ao escolher um violão de tamanho ou formato incorreto, o que pode afetar o aprendizado e causar desconforto.

Outro ponto importante é evitar utilizar um violão de outra pessoa caso ele não se adeque a você, pois isso pode atrapalhar no aprendizado. Ao invés de pedir emprestado, é recomendado ter um violão próprio e tratá-lo como um companheiro de longo prazo. Assim, você poderá ter um instrumento personalizado e familiar que irá ajudá-lo a desenvolver suas habilidades.

É muito fácil de se conseguir um violão acústico, você pode comprar um violão novo, de marca, em uma loja de discos e instrumentos musicais. Se você procurar um pouco mais, poderá encontrar um violão de segunda mão. Só não esqueça de que ele deve se ajustar ao seu corpo corretamente.

Depois de encontrar o violão perfeito para você, é hora de começar a praticar. Se você for um iniciante, comece aprendendo as notas básicas, acordes e técnicas de dedilhado. O conhecimento desses conceitos fundamentais será a base para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas no futuro.

Portanto, comece aprendendo lentamente, pratique constantemente e você verá uma melhoria gradual na sua habilidade de tocar violão acústico.

Encontre um violão de qualidade

violao qualidadeAgora que você já sabe como escolher o tamanho adequado do violão, é importante encontrar um violão de qualidade que se ajuste ao seu corpo. Embora seja possível comprar um violão novo em uma loja de discos ou instrumentos musicais, também é possível encontrar um violão de segunda mão em boas condições.

Ao procurar um violão de segunda mão, verifique se o instrumento está em bom estado de conservação, se as cordas estão em boas condições e se não há rachaduras na madeira. Se você não sabe avaliar a qualidade de um violão, peça ajuda a alguém com experiência no assunto, como um amigo que toca violão ou um luthier.

Caso opte por comprar um violão novo, lembre-se de que existem diversas marcas e modelos disponíveis no mercado. Algumas marcas são conhecidas por produzir violões de qualidade superior, enquanto outras são mais populares entre iniciantes. Faça uma pesquisa e leia avaliações de usuários antes de tomar uma decisão.

Lembre-se de que um violão de qualidade pode durar a vida inteira e proporcionar um som melhor do que um violão de baixa qualidade. Por isso, invista em um instrumento que atenda às suas necessidades e que possa ser usado por muitos anos.

Procure um bom curso de violão

aprender violao online headphoneSe você está decidido(a) a aprender a tocar violão, o próximo passo é encontrar um bom curso de violão. Existem diversas opções disponíveis, desde aulas presenciais com um professor particular até cursos de violão online.

Uma vantagem das aulas presenciais é que o professor pode dar um feedback instantâneo, corrigindo erros de postura, técnica e dúvidas que possam surgir. No entanto, nem sempre é fácil conciliar horários e deslocamentos, e as aulas presenciais costumam ser mais caras.

Já os cursos de violão online oferecem mais flexibilidade de horários, permitindo que você possa estudar no seu próprio ritmo e no conforto da sua casa. Existem cursos gratuitos e pagos, e é importante pesquisar antes de escolher um, já que a qualidade pode variar bastante.

Uma dica é procurar por recomendações de outros músicos ou pesquisar as avaliações de alunos que já fizeram o curso. Também é importante avaliar a metodologia utilizada, se é adequada para o seu nível de conhecimento e estilo musical.

Independentemente da opção escolhida, o importante é dedicar-se e praticar com regularidade para progredir na técnica e no conhecimento do instrumento. O violão é um instrumento muito versátil e prazeroso de tocar, e com o tempo e dedicação, você poderá se tornar um(a) músico(a) habilidoso(a) e apaixonado(a) pelo violão.

Vantagens de um curso de violão online

apreder violao onlineOs cursos de violão online têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, graças às tecnologias que permitem o acesso à internet em praticamente qualquer lugar. Eles oferecem uma maneira conveniente e econômica para aprender a tocar violão sem precisar sair de casa.

Uma das principais vantagens de um curso de violão online é a flexibilidade que ele oferece. Ao invés de ter que se deslocar para uma escola de música em horários fixos, você pode acessar as aulas quando quiser e estudar em seu próprio ritmo. Além disso, você pode escolher o curso que melhor atende às suas necessidades, seja com foco em um estilo específico de música ou em técnicas mais avançadas de violão.

Outra vantagem é o custo. Enquanto as aulas particulares de violão podem ser bastante caras, muitos cursos de violão online são bastante acessíveis e até mesmo gratuitos. Isso torna o aprendizado do violão mais acessível para pessoas de todas as idades e níveis de experiência.

Além disso, muitos cursos de violão online oferecem materiais complementares, como partituras, exercícios e vídeos tutoriais, para ajudar os alunos a aprimorar suas habilidades. Eles também podem oferecer suporte por e-mail ou fóruns de discussão, para que você possa obter ajuda sempre que precisar.

É importante lembrar que, embora os cursos de violão online oferecem muitas vantagens, eles não substituem completamente as aulas presenciais com um professor de violão experiente. No entanto, eles são uma ótima opção para quem está apenas começando ou para quem deseja aprimorar suas habilidades sem gastar muito dinheiro.

Conclusão

Aprender a tocar violão pode ser um processo divertido e gratificante. No entanto, é importante começar com o pé direito. Escolher o violão correto, ter um bom professor e estar motivado são ingredientes fundamentais para o sucesso na aprendizagem. Embora aulas particulares possam ser benéficas, os cursos de violão online oferecem conveniência, flexibilidade e a vantagem de aprender no seu próprio ritmo. Seja qual for a sua escolha, com dedicação e prática, você pode se tornar um guitarrista habilidoso e experimentar a alegria de tocar música em seu próprio violão acústico. Então, não perca tempo e comece a aprender hoje mesmo!