Por muito tempo eu tive muita curiosidade sobre esse assunto. É uma paixão antiga. Então eu tracei a minha missão e sai para descobrir.
Tenho visitado inúmeras lojas de música ao longo dos anos, pegando aqueles violões antigos nas prateleiras, testando um a um, como um verdadeiro amante de violões faz.
De qualquer forma, aqui está a minha observação quanto ao acabamento dos violões, estamos falando de violões acústicos, guitarras elétricas são outra história.
Esses violões Taylor, Martin, Gibson e tantos outros são tão bonitos e brilhantes que mais parecem obras de arte. Verdadeiras jóias.
Alguns deles são tão brilhantes que você poderia usá-los como um espelho e pentear o cabelo, se quiser. Alguns deles parecem ter uma espessa camada de plástico sobre eles. Não supõe que isso seja realmente uma coisa boa?
Esteja atento(a)! Nem tudo que reluz é ouro! Escolha o Violão Feio
Eu não estou criticando essas empresas ou seu trabalho de finalização, mas eu gostaria de chamar a atenção para um ponto importante: Imagine um violão topo de linha, de uma mega empresa como a Takamine; agora para ele ficar mais bonito, coloque uma jaqueta de couro sobre ele e tente tirar alguns acordes dele. Quanto mais acabamento o violão tiver, para deixá-lo mais brilhante e bonito, mais prejudicado fica o som e sua velocidade de propagação pela madeira. Enfim, um violão mais bonito pode não ser o ideal quando se deseja alta qualidade de som.
Eu conversei com vários donos de lojas de instrumentos e eles me disseram que estes violões e guitarras mais preferidos pelos consumidores são aqueles que tem o acabamento mais brilhante, mas enfeites, mais plástico que interferem no som, como dissemos. Esses futuros guitarristas não pensam duas vezes antes de comprar violões desse tipo e na maioria das vezes, são instrumentos muito mais caros que os demais.
Temos que pensar sobre os motivos que levam esses potenciais clientes a procurar instrumentos de acabamento chamativo, mesmo estes sendo guitarristas iniciantes. Será que essas pessoas compram um instrumento pensando apenas em seu brilho e adornos ou observam a qualidade do som que estes produzem? Bem, eu descobrir o que já era previsível e, infelizmente, a maioria das pessoas compra atraídas pelo aspecto brilhante, não conhecendo absolutamente nada sobre o que estão comprando. O instrumento é para ser ouvido e não somente visto, não é mesmo? Por isso há muitas pessoas não percebem que podem ser pagando ainda mais caro, porque pode ser que o instrumento seja bonito, mas não tem qualidade. Lamentável…
Camadas de Veniz Afetam a Qualidade do Som do Violão
Um músico norte-americano fez uma experiência com um instrumento desses mais requitados. Ele desmontou o violão inteiramente, lixou a madeira para remover todas as camadas de verniz e refez o acabamento desse violão. Ele usou para o acabamento: 2 camadas de vinil de construção sobre a madeira nua e no máximo 4 camadas de verniz nitrocelulose. Algumas destas empresas que fabricam violões e guitarras, especialmente os feitos em massa e de baixo custo, produzidos nos países asiáticos, podem ser pulverizados com até dez ou mais camadas desses vernizes.
O que faz o som do violão?
O uso de camadas grossas acaba por abafar o som; do tampo, do braço, do topo, e todo o resto. Um exagero de camadas impede o som do violão de se deslocar, ou pelo menos restringe a energia a tal ponto que o som tem dificuldade em atravessar essas camadas.
Pense você mesmo, se você estivesse vestindo jaqueta que estava muito apertada, se você se sentiria à-vontade para dançar uma música?
Violões Bonitos Escondem Defeitos
Por que tanto verniz, só para encarecer? Não! Para tapar as imperfeições da madeira, que muitas vezes é de baixa qualidade, deixando frestas entre o braço e o corpo do violão. Para tapar esses buracos e imperfeições, eles investem litros a mais de verniz. Claro, quanto mais brilhante ficar o instrumento, mais vai saltar às vistas do consumidor, que adora comprar coisas que brilham.
Sim, mas a que preço?
Bem, pelo menos, mais crianças estão aprendendo a tocar o violão.
A experiência do Mr. Johnson, (aquele que refez o acabamento de um violão de marca) resultou em um instrumento que produz um som mais forte, mais quente, mais brilhante e mais claro. Eu nem precisaria falar mais, mas… Em resumo, em matéria de acabamento de violões, menos é mais! A diferença no som é espantosamente melhor, pois o violão precisa respirar, não é mesmo?
Já defendem os construtores de violões espanhóis que, para uma melhor audição o violão não deve ter acabamento algum sobre seu corpo. Sábios espanhóis…
Concluindo esse estudo: O violão acústico precisa apenas das camadas básicas para protegê-lo dos elementos que envolvem um guitarrista. Claro, algumas madeiras precisam de mais camadas de verniz do que outras. Todavia, quando você vir um violão brilhando menos, poderá lembrar-se de que seu construtor não sacrifica o brilho do som pelo brilho do instrumento.
A diferença é muito grande, e com toda certeza, esse é um dos fatores que diferenciam um violão feito a mão daqueles que vem da Ásia, produzidos em massa. Para mim, quando se trata de som, não tem preço. Por que então pensar somente em comércio, se a qualidade do som é reduzida quando o acabamento é exagerado?
Fica uma citação para você meditar:
“Ao escolher a guitarra dos seus sonhos, vá pelo som! O resto é só a cobertura do bolo”.
Confira no próximo post mais dicas interessantes sobre violão e guitarra!