Como tocar acordes suspensos no violão: guia para iniciantes

Created with Sketch.

Se você é um iniciante no violão, pode parecer assustador aprender novos acordes além dos acordes maiores e menores básicos. No entanto, aprender acordes suspensos pode adicionar variedade e interesse à sua música e expandir seu repertório de acordes.

Neste guia, vamos explorar o que são acordes suspensos e como você pode tocar esses acordes em seu violão. Vamos cobrir as notas usadas nos acordes suspensos, onde colocar seus dedos no braço do violão e diferentes variações de acordes suspensos. Além disso, vamos fornecer algumas dicas úteis para ajudá-lo a praticar acordes suspensos e tocá-los com fluidez.

Não importa se você é um iniciante ou um músico experiente, este guia pode ser útil para ajudá-lo a expandir seu conhecimento sobre acordes de violão e melhorar suas habilidades musicais. Vamos começar!

O que são acordes suspensos

Os acordes suspensos são acordes que usam uma terça suspensa, que é uma nota que está entre a terça maior e a terça menor. Em outras palavras, a terça é substituída por uma nota que fica uma segunda acima ou abaixo dela. Isso cria um som mais aberto e menos resolvido do que os acordes maiores ou menores tradicionais.

Os acordes suspensos geralmente são indicados pelo número “sus” após o nome do acorde. Por exemplo, um acorde de D sus2 é um acorde de D com a segunda suspensa, enquanto um acorde de G sus4 é um acorde de G com a quarta suspensa.

Os acordes suspensos são comumente usados em músicas pop, rock e folk, e são frequentemente usados para criar tensão ou adicionar interesse harmônico à música. Eles podem ser usados como uma alternativa aos acordes maiores ou menores comuns e podem ajudar a adicionar textura e profundidade a uma música.

Agora que você sabe o que são acordes suspensos, vamos explorar como tocá-los em seu violão.

Como tocar acordes suspensos

Exemplo de Acorde Suspenso de D e Dm (Ré Maior – Ré Menor)

Aqui estão algumas instruções básicas para tocar acordes suspensos em seu violão:

  1. Aprenda as notas – Para tocar acordes suspensos, é importante conhecer as notas que compõem esses acordes. Os acordes suspensos geralmente usam a tônica, a quarta suspensa e a quinta, ou a tônica, a segunda suspensa e a quinta.
  2. Coloque seus dedos – Para tocar um acorde suspenso, coloque seus dedos nas cordas apropriadas no braço do violão. Por exemplo, para tocar um acorde sus2, coloque o dedo indicador na segunda corda na primeira casa, o dedo médio na terceira corda na segunda casa e o dedo anelar na quarta corda na segunda casa.
  3. Faça o som – Com os dedos colocados corretamente, toque as cordas para criar o som do acorde suspenso. Certifique-se de tocar apenas as cordas que fazem parte do acorde.

Lembre-se de praticar tocando acordes suspensos lentamente e com precisão. Com a prática, você vai se sentir mais confortável tocando esses acordes e será capaz de tocá-los com fluidez.

Na próxima seção, vamos explorar algumas variações de acordes suspensos que você pode aprender.

Variações de acordes suspensos

Existem várias variações de acordes suspensos que você pode aprender e adicionar ao seu repertório. Aqui estão algumas das variações mais comuns:

  1. Acordes sus2 – como mencionado anteriormente, os acordes sus2 são formados pela tônica, segunda suspensa e quinta.
  2. Acordes sus4 – os acordes sus4 são formados pela tônica, quarta suspensa e quinta.
  3. Acordes sus2/sus4 – acordes sus2/sus4 combinam elementos de acordes sus2 e sus4 e são formados pela tônica, segunda suspensa, quarta suspensa e quinta.
  4. Acordes sus7 – acordes sus7 adicionam a sétima suspensa aos acordes sus4. Eles são formados pela tônica, quarta suspensa, quinta e sétima suspensa.
  5. Acordes sus9 – acordes sus9 adicionam a nona suspensa aos acordes sus2 ou sus4. Eles são formados pela tônica, segunda ou quarta suspensa, quinta e nona suspensa.

Lembre-se de que, assim como com qualquer outro acorde de violão, é importante praticar essas variações para que você possa tocá-las com facilidade. Comece com os acordes básicos e depois experimente as variações mais complexas.

Dicas para praticar acordes suspensos

Aqui estão algumas dicas úteis que podem ajudá-lo a praticar e dominar os acordes suspensos:

  1. Comece com acordes básicos – se você é um iniciante, comece com acordes suspensos básicos, como os acordes sus2 e sus4. À medida que você se torna mais confortável com esses acordes, você pode experimentar variações mais complexas.
  2. Use metrônomo – tocar com um metrônomo pode ajudá-lo a desenvolver seu tempo e ritmo. Comece devagar e gradualmente aumente a velocidade.
  3. Pratique com músicas – pratique tocando acordes suspensos em músicas que você gosta. Isso ajudará você a aplicar o que aprendeu em um contexto musical real.
  4. Experimente diferentes voicings – voicings diferentes podem alterar o som de um acorde suspenso. Experimente diferentes voicings para ver como eles mudam a textura e o som do acorde.
  5. Pratique transpondo – transponha os acordes suspensos para diferentes chaves. Isso ajudará você a desenvolver sua compreensão dos acordes e torná-los mais fáceis de tocar em diferentes contextos.

Lembre-se de que a prática é fundamental para dominar qualquer acorde de violão, incluindo os acordes suspensos. Dedique tempo para praticar regularmente e você verá melhorias em seu desempenho.

Conclusão

Os acordes suspensos são uma adição útil e interessante ao repertório de qualquer violonista. Embora possam parecer um pouco complicados no início, com prática e paciência, eles se tornarão mais fáceis de tocar e você será capaz de incorporá-los às suas músicas favoritas.

Lembre-se de que os acordes suspensos são formados pela tônica, suspensão e quinta e que existem variações diferentes, como os acordes sus2, sus4, sus7 e sus9. Pratique tocando com um metrônomo, experimente diferentes voicings e transponha os acordes para diferentes chaves para aprimorar sua habilidade.

Com essas dicas e técnicas, você estará bem encaminhado para dominar os acordes suspensos no violão. Então, pegue seu violão e comece a praticar hoje mesmo!