Quando você decidir que o violão acústico é o instrumento ideal para você. Quais são os primeiros passos que você deve dar para conseguir tocar violão voando? E quando tiver aprendido o que é realmente básico, como e que tipo de música irá tocar? Pretende ser um guitarrista profissional? Que tipo de amplificar o seu violão usa, e que tipo de corda será melhor para determinado genero musical?

Depois de abordar esses tópicos, você terá uma idéia clara da forma como vai enfrentar a sua carreira de guitarrista.

Certo, então seu repertório de música para violão vai ser composte de quais músicas? Aquela música que o atraiu para o violão acústio realmente deve ser o seu guia aqui. A escolha do tipo de genero musical mais óbivio para a maioria das pessoas é o da música popular. Esse estilo marcou a história desde a última metade do século 20, como sendo a mais popular no Brasil, competindo com a música sertaneja. Temos um volume enorme de material para você escolher. Muitos músicas que estão afim de aprender baladas românticas, escolhem o violão, pois é muito fácil pegar o instrumento, tocar e cantar. Deixe o seu violão sempre bem afinado. Mas geralmente o violão é uma grande companhia para o vocalista de balada, porque o instrumnto não sobrepõe seu vocal.

Embora estejamos falando sobre repertório, não esqueça que o violão é ideal para cantar arranjos simples de músical populares em qualquer estílo musical. Dois exemplos de músicas no estilo Rock and Roll que foram hits novamente como baladas acústicas são: “Layla” do Eric Clapton e “Light My Fire” originalmente gravada pelos The Doors, e retrabalhada por Jose Feliciano.

A questão do qual amplificador utilizar, é importante a experimentação e até mesmo falar com algum guitarrista amigo sobre isso. Geralmente, você não precisa se preocupal com qualquer tipo de efeito para o som do violão, precisa apenas de volume para atingir o seu público em uma área mais aberta, como um restaurante ou salão de festas. Então, coloque na mente que você procura por um som limpo e agradável vindo de seu amplificador, para ajudar a levar o seu vocal em vez de configurar o violão para competir com você.

A escolha das cordas corretas não passa pela cabeça do guitarrista inciante. Aprenda violão usando cordas de nylon até que seus dedos possam estar temperados. Você vai formar calos nas pontas dos dedos durante as primeiras semanas de aprendizado. Após isso, você pode começar a usar as cordas de aço, assim não vai cortar seus dedos. O som dos diferentes tipos de cordas, nylon vai dar um som mais polpudo, invasivo, e as cordas de aço tem um som mais nítido, que exige a atenção da platéia. Isso permite aumentar o seu vocal e fazer solos se desejar.

Agora que abordamos todos os tópicos básicos, resta a você aproveitar bastante a sua jornada como aprendiz de violão acústico.

No próximo post tem muito mais coisas legais para você!

Comente o post!

Conheça o Curso de Violão Online aqui no site!

Abraço.

 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.