O violão acústico é um dos instrumentos mais bonitos que você pode aprender a tocar se você tem o desejo de cantar, em companhia do piano ou de música clássica. O violão acústico tem uma grande utilidade, pois pode ser tocado pelo vocalista, o que dá uma grande contribuição para a músico como um todo.

Em matéria de controle, de som, é indiscutível que você tem muito mais com o violão acústico do que com o elétrico. Especialmente se você é iniciante. Quanto mais você aprende no violão acústico, mas fácil fica de transferir essas nuances para o violão elétrico. O acústico ajuda a entender o controle e o som, que é produzido pelo seu esforço e não pela ajuda artificial de um amplificador.

O violão acústico suporta um largo escopo de generos musicais que você pode tocar com o instrumento. Ele se presta a muito mais variedades de toques e especialmente dedilhados e harmônicos. Ele é mais temperado na batidada, você pode produzir um som mais encorpado e pode tocar diferentes estilos. Você perde muito disso com um violão elétrico.

Isso não quer dizer que o violão elétrico não tem seu lugar. Claro que, em alguns generos musicais, você não deve nem sonhar em deixar de usar uma guitarra elétrica, mas na maioria dos casos, o violão acrescenta muito a aquilo que você está tocando.

Apesar de você ter muitos e muitos motivos para querer ter o som forte da guitarra elétrica tocando, há uma artificialidade na guitarra elétrica e muitos grupos consideram o violão acústico muito mais versátil.

A versatilidade é muito importante se você estiver acompanhando uma voz ou mesmo um piano. A capacidade de tocar desde um dedilhado, variando para uma batida, indo para um calypso em uma música, controlar o volume e o tom, é muito mais fácil no violão acústico.

Continuaremos falando sobre esse assunto no próximo post!

Comente este post!

Conheça o Curso de Violão Online aqui no site!

Até o próximo!