sungha-jung-jason-mraz

Um dos maiores medos de todo artista é o de ter um branco repentino quando se está no palco tocando violão. Pior ainda se você está tocando violão e cantando uma música que você ainda não se familiarizou bem, não assimilou a letra o bastante, a insegurança faz seu peito gelar de medo. Claro, todos os artistas, sejam eles instrumentistas ou não, tem alguma espécie de medo de errar em público.

Para corrigir esse medo, esse pânico de errar em público, é que temos de nos preparar com ensaios e práticas diárias.

1. Se você pratica com seu instrumento e ensaia as músicas que vai executar com alguma antecedência, seu cérebro cria sólidas conexões nervosas que provavelmente estarão com você no dia do show. Essas conexões vão funcionar como uma gravação biológica, e você vai se sentir muito mais seguro no palco.

2. A letra da música deve ser entendida e visualizada várias vezes. Eu disse bem, “entendida”. Se você pensou que as letras devem ser decoradas, está enganado, pois o que é decorado, também é esquecido. Entenda o que a letra está dizendo, faça um filme mental do que o compositor está passando na letra. Essa é uma das melhores formas de se ganhar festivais de música.

3. Acredito que tudo na vida envolve psicologia, e na música não é diferente. A imagem que vão fazer do seu toque de violão não vai ser diferente da imagem que você tem de si mesmo. Se você acha que é um zero à esquerda, que não toca nada, então o mundo também vai achar. As pessoas representam o mundo dentro da mente, e você não precisa ajudar essas pessoas a representarem você de um jeito ruim, entende?

Como eu disse; insegurança no palco acontece quando você não está preparado o suficiente para enfrentar o público. Artista inseguro é o artista despreparado.

Antes do show, você pode procurar se alimentar corretamente, em horários regulares e evitar as bebidas alcoólicas, porque álcool a gente só pode usar no carro, entendeu?

Um músico bêbado não tem a mínima condição de se colocar em um estado de apresentação. Apresentação inclui se colocar na cama antes da meia noite e dormir um pouco mais nos finais de semana.

E pare de pensar em o povo vai te vaiar, porque não vai!

Você pode passar coisas muito boas para as pessoas se estiver seguindo hábitos saudáveis, de um ícone que poderá se tornar conhecido mundialmente pelos bons exemplos que dá aos fãs!

Então, se for tocar, não beba!

É isso aí! No próximo post, você já sabe... Tem mais uma explosão de informação especialmente para você que curte abeça o violão e a música.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.