perceverancaÉ uma tristeza constatar que a grande maioria dos iniciantes em violão acaba por abandonar o instrumento em algum lugar da casa. Um fato lamentável esse, pois isso é resultado de um hábito comum nos seres humanos; a falta de objetivos claros. Quando o Roberto Carlos toca no especial de fim de ano, podemos ver os músicos trabalhando, super concentrados, tocando seus mega violões, lendo a música em partituras postas à frente de suas fuças. Muito bonito ver que o Roberto Carlos é exigente e sabe o que quer. Imagine se ele não soubesse que queria ser um cantor famoso, já nos anos 60, o que teria sido do Roberto Carlos?

Você pode definir suas metas, encontrar o que você realmente deseja, apenas criando um filme mental sobre como você deve estar tocando violão dentro de 6 meses ou menos. Imagine você tocando, tirando a música “More Than Words” durante um churrasco na casa de um dos amigos(as). Isso ajuda as coisas a acontecerem. Imagine que eu tenho um compromisso aqui com o Blog do Curso de Violão Club, e olha que eu tenho mais Blogs como este para atualizar todos os dias. A minha filha Angelina nasceu em Julho, imagine o quanto isso pode me afastar aqui do blog. Uma coisa é certa, eu tenho um objetivo ao escrever. Então, tracei uma meta, criei o hábito de postar neste blog todos os dias. O ser humano é uma criatura de hábitos, isso já é comprovado cientificamente. Por que não colocar em você o hábito de iniciar um aprendizado e só descansar quando estiver tudo concluído?

Quando você começa algo e não termina, fica muito fácil adquirir o hábito de não terminar aquilo que é iniciado. Esse é um hábito prejudicial, tanto quanto outros hábitos como os de fumar, beber, usar drogas, fofocar, falar mal da vida alheia, e uma infinidade de coisas que você já deve ter visto por aí.

Eu sempre comento aqui no blog que é muito importante praticar o que se aprende. O hábito de praticar o que se aprende é uma dádiva que poucos cultivam. Praticar dá trabalho somente no início, quando o cérebro ainda não se adaptou ao novo trabalho. Você pode ir aumentando o seu ritmo de praticas na medida em que os meses passam.

Um ídolo pode ajudar você a se manter fiel as suas convicções sobre aprender violão até as últimas consequências. Sei que algumas religiões não aprovam a imagem de ídolo, mas se você não confia em artistas, pense em um dos homens que mais motiva a humanidade, mesmo após dois mil anos de sua passagem pela terra... Estou falando de Jesus. Se você não quer aprender violão porque tem um ídolo como o Bono, então toque por Jesus e para Jesus. Eu vi milagres acontecendo quando pessoas dedicaram ações de aprendizado a Jesus. Vi pessoas desafinadas cantando como tenores após ter dedicado o seu esforço de aprender, inteiramente a Jesus. Quantas pessoas tocaram violão muito rápido e com excelência, só para servirem a Jesus.

Eu curto muito Jesus, o Bono, o Eric Clapton. Agora você me pergunta: Mas Jesus não tocava violão? Eu respondo: Estou falando em motivação e fé. Chegar onde Bono, Eric, e outros chegaram, só mesmo com muita fé, e nisso Jesus é o mestre.

Gente o papo está muito bom, mas eu tenho que passar para outro post e outro assunto interessante para vocês.

Pense nesse tema, quando for iniciar algo, inicie pensando que vai até o fim.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.