violao-profissionalExistem muitos aspirantes a violonistas e guitarristas por aí. Alguns chegam ao topo e se tornam ícones da música mundial, outros não passam do básico. Claro, a forma como eles tocam influencia e muito o resultado. Então, qual será a melhor forma de tocar violão? Sim, como um profissional. Então, como tocar violão como um profissional? O que distingue um guitarrista profissional de um amador?

Neste artigo vamos falar sobre essa diferença, e lendo todo o artigo, você não apenas saberá quais habilidades fazem a diferença, mas também como aprimorar essas habilidades.

Técnicas Avançadas de Guitarra Profissional

guitarrista-tocandoO que você ouve da maioria dos guitarristas iniciantes quando são perguntados sobre o que é tocar como profissional? Eles dizem que um profissional sabe fazer solos incríveis, dominam técnicas avançadas como o finger tapping, e outras coisas mais. Veja bem, eu conheço pessoalmente um monte de gente que é capaz de fazer tudo isso, com perfeição matemática, mas falta neles uma coisa que é a regra de ouro para o sucesso: falta usar o lado direito do cérebro, responsável pela criatividade. É isso que dá qualidade profissional a uma execução.

Guitarristas Profissionais Treinam Seus Ouvidos

ouvidos-violaoA verdadeira arma secreta do guitarrista profissional é o treinamento de ouvido. Um verdadeiro guitarrista consegue sentir a música através de sua criatividade, é uma forma diferente de pensar, onde não existe o certo ou o errado, pois no lado direito do cérebro a lógica não tem lugar. Então, eles sentem a harmonia, entendem como as notas se combinam com os acordes, criando melodias. Um guitarrista profissional que tem treinamento de ouvido pode visualizar as melodias, executá-las na mente e extraí-las do instrumento.

Um ouvido treinado, que consegue reconhecer o pitch (afinação) das notas, não é apenas uma ferramenta a mais. É verdadeiramente a base fundamental do profissionalismo de um guitarrista, e acredite; isso pode mudar profundamente a forma como você toca violão.

Pense em exercitar e aprimorar as seguintes habilidades:

- A habilidade de improvisar livremente

- A capacidade de compor mentalmente melodias e sons

- Saber quanto uma nota esta no pich (afinação) correto ou não

- Olhar uma tablatura e executá-la mentalmente

- Identificar as notas e acordes de uma música, apenas por ouvi-la

Sabemos que em média nem todos os guitarristas possuem essas capacidades.

A grande maioria das pessoas não se acha capazes de executar as tarefas descritas acima, mas você pode exercitar seu ouvido com treinamento adequado. É tudo uma questão de dedicação e prática.

Liberte o seu potencial que está escondido, através do treinamento do seu ouvido musical. Com toda certeza, isso vai causar uma explosão musical em você.

Vou deixar aqui um vídeo sobre Finger Tapping, confira... 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.