aprender a tocar violao

Essa é para você que está começando a aprender a tocar violão. Saiba que você tem muita chance de não conseguir realizar esse objetivo. Não se preocupe com isso, apesar de assustador, vamos conferir qual o ingrediente fundamental para todo aquele que deseja usar uma ferramenta de ensino para aprender violão. Conheceremos o conceito que vai torna-lo (a) capaz de realizar qualquer meta em sua vida, não importando quão grande seja o seu sonho. Confira!

Nesse exato momento existem muitas pessoas, de todas as idades, pensando em aprender a tocar violão. Talvez esse seja um sonho antigo, outros passaram a sonhar ao assistir a um show de seu artista predileto, e ainda, aqueles que desejam tocar na igreja. Não importa qualquer seja o motivo para que você aprenda a tocar violão; o importante é que você deve reunir algumas características pessoais para conseguir realizar mais esse sonho na sua vida.

Mas fácil que aprender a tocar violão é desistir de tocar violão. Isso mesmo! Parece estranho, mas a grande realidade é que a maioria desiste do sonho antes de colher os frutos. Isso nem é culpa de quem desiste, apenas falta de condicionamento psicológico para realizar objetivos maiores.

Tocar violão exige o que chamo de “Perseverança Oriental”. O que é isso?

Conta a lenda, que os Americanos enviaram um fio muito fino aos Japoneses. Em resposta, após alguns dias os Japoneses enviaram um tubo feito do tal fio Americano.

Essa história nos diz que sempre é possível fazer algo melhor, mesmo que tudo pareça ter chegado ao limite.

Com o violão não é diferente. Você precisa entender que:

O cérebro é um pedaço de carne preguiçosa que vive tentando economizar energia.

Brincadeiras de lado, você pode começar a embutir no seu cotidiano o estudo do violão. Se você pegar seu violão e fizer as escalas “maior e menor”, mesmo que por 20 minutos ao dia, certamente estará tonificando seus dedos, condicionando seu cérebro ao desenho da escala, bem como aumentando a sua coordenação motora.

Faça isso por 30 dias, estude as escalas, depois comece a construir os acordes usando essas escalas musicais. Após isso, passe para as progressões de acordes, então estará apto a tocar violão.

O grande problema do iniciante em violão é querer tocar desde o primeiro dia. Você precisa criar conexões nervosas em seu cérebro quem nem existem ainda. Tudo isso leva tempo, você precisa perseverar, mesmo que não esteja obtendo resultados agora, cada passo é importante no final. Quando você menos perceber, estará tocando em seu violão, todas as músicas que desejar. Seu cérebro estará pronto.

Te vejo!

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.