aprender a tocar violao acustico

Quando você começa a aprender a tocar o violão acústico, a primeira impressão é a de que você subjugou o instrumento. O Violão Acústico, assim como o violão elétrico, é tocado usando cordas e notas abertas. A real diferença entre os dois instrumentos é principalmente que o elétrico é amplificado e o outro não é. Você pode aprender a tocar o violão acústico por um curso online ou, se você tiver algum dom musical, poderá ensinar a si mesmo.

Porém, quando você estiver aprendendo a tocar o violão acústico, esteja atento ao fato de que nem todos os professores de violão ou cursos online são o que parecem. Eles podem lhe ensinar os fundamentos do violão acústico, mas eles podem não lhe ensinar qualquer coisa além disso. Você pode facilmente ultrapassar seu professor de violão. Eu sei, eu fiz isso quando tive minhas primeiras lições de violão acústico, enquanto tentava aprender como dedilhar e tocar violão clássico, descobri que eu sabia mais que o professor.

Conheça o Seu Violão

elementos-violaoAntes até mesmo de você se sentar e aprender o próprio posicionamento de seus dedos para tocar as cordas, eu sugiro fortemente que você gaste algum tempo aprendendo sobre o seu violão. Eu não estou falando sobre como tocá-lo. Eu estou falando sobre aprender o que cada parte no violão faz e como funciona quando você o estiver tocando. Você precisa saber como funcionam as tarraxas de afinação, onde prender uma correia, por que o violão é modelado da forma que é e assim sucessivamente. Gaste aproximadamente uma hora para realmente conseguir conhecer seu violão e então, você pode começar a aprender como tocar o violão acústico.

Brinque com a Afinação

braco violao pretoAs cordas em seu Violão são afinadas de um certo modo. Tenha certeza de que você tem um afinador de violão, que pode ser eletrônico ou um diapasão. Afrouxe as cordas para ouvir a diferença nelas quando você vira a tarraxa de afinação. Isto te ensina como a tensão das cordas funciona em seu violão, para fazer sons baseados em quão longa ou quão curta e quão magro ou quão gordo eles são.

Memorize o Formato dos Acordes

pestana violaoFinalmente, trabalhe em aprender os muitos modos diferentes de como um acorde pode ser tocado em um violão acústico. Eu não estou me referindo aos power chords do violão elétrico. Eu estou me referindo a tocar acordes em arpejos, escalas quebradas, maiores e menores, dominante com 7º, e outras versões de acordes. Por exemplo, o acorde 'C' só tem dez posições de mão diferentes e colocações no braço do violão. Quanto mais variações você souber tocar, mais fácil será a transição entre cordas em canções mais complicadas. Mas, isto lhe ajudará a exercitar sua mão e lhe dará mais flexibilidade.

Aprender a tocar o violão acústico não é difícil. Dedique-se a tocar e praticar e você estará extraindo as notas e acordes de suas canções favoritas num instante. Se você for realmente valente, você passará para o violão elétrico que abre um mundo novo para você. Você pôde muito bem se tornar um verdadeiro Guitar Hero!

Pronto(a) para aprender a tocar o violão acústico? 

Te vejo no próximo post! Até lá.