O violão acústico é um instrumento popular entre todas as faixas etárias e é um instrumento muito recompensador para aprender a tocar embora você não consiga tocar algumas coisas legais do violão elétrico. Então deixe-nos dar uma olhada nas técnicas que você aprenderá como tocador de violão acústico e alguns guitarristas legendários cujo trabalho precisará ficar familiar para você debater com outros tocadores de Violão.

Você pode pensar em técnica de violão acústica de dois modos: Você pode ser um batedor ou um dedilhador. Um batedor toca arrastando seu dedo polegar, dedo indicador ou palhetas pelas cordas do violão. Você pode achar um monte de padrões de batidas na Internet. Comece com os mais simples que você achar. Alguns padrões simplesmente apresentam os supostos nomes das cordas que você deve bater, e outros apresentam os acordes que você deve usar e ainda, os que apresentam apenas cordas específicas a serem batidas. As cordas que não são incluídas podem ser abafadas com o dedo mindinho da mão esquerda ou com a palma da mão direita.

Você pode escolher usar uma palheta - esta técnica é chamada flatpicking - ou use seus dedos. Se você decidir usar uma palheta, poderá desejar usar as que se encaixam na ponta do dedo polegar e também nas pontas dos demais dedos. Cordas de aço são duras nas unhas assim você poderá precisar da palheta para evitar que suas unhas se acabem em pedacinhos. Cordas de nylon não exigem o uso de palhetas, mas depois que você tiver um pouco de experiência com o violão, poderá tomar essa decisão baseando-se no tipo de som que você quer.

Você pode escolher usando uma palheta - esta técnica é chamada flatpicking - ou use seus dedos. Se você decidir usar o uma palheta, poderá desejar usar as que se encaixam na ponta do dedo polegar e também nas pontas dos demais dedos. Cordas de aço são duras nas unhas assim você poderá precisar da palheta para evitar que suas unhas se acabem em pedacinhos. Cordas de nylon não exigem o uso de palhetas, mas depois que você tiver um pouco de experiência com o violão, poderá tomar essa decisão baseando-se no tipo de som que você quer.

Uma forma simples de se começar a praticar o dedilhado é tocar um acorde de E menor e colocar seus dedos nas cordas que você pretende tocar. Não tente ou faça qualquer dedilhado ainda, só decida quais acordes são os que você está tocando nesta corda e coloque seus dedos da mão direita em uma "posição" em que esteja pronta para tocar. Assim para o acorde E menor, você poderia colocar seu dedo polegar na sexta corda e seu primeiro dedo na terceira corda, seu segundo dedo na segunda corda e seu primeiro dedo na primeira corda. Agora puxe cada corda apertando para baixo com o dedo polegar e puxando para cima com os outros dedos.

Se você quer ver o que você pode fazer que se você nutrir sua devoção pelo violão acústico, Leo Kottke é um bom começo. Ele é um violonista acústico com um estilo de pagada inovador e que é influenciado fortemente por música folclórica, jazz e bluess. Outro grande é Tommy Emmanuel, um australiano violonista acústico e elétrico conhecido pelo seu estilo de batida enérgico. Ele desenvolveu o seu próprio estilo baseado no "estilo Travis" de tocar que ele ouviu tocando gravações de Chet Atkins.

"O Estilo Travis" é um estilo de dedo que envolve tocar baixo com o dedo polegar, e a melodia com os dois primeiros dedos ou três dedos simultaneamente. Esse estilo de pegada foi desenvolvido por Merle Travis, um cantor e compositor country e western americano que compuseram uma das canções que ficaram entre as top 50 da época, "Sixteen Tons". Enquanto nós estavamos falando sobre o estilo Travis, você provavelmente ouviu falar de Chet Atkins. Ele era guitarrista de Nashville influente e produtor de gravações para muitos artistas famosos. Ele tocou violão principalmente elétrico e a técnica de pegada dele estava principalmente inspirada por Merle Travis com influências musicais de Django Reinhardt e Les Paul.

Para o tocador de violão acústico que elege ficar com a paleta, "Doc" Watson é um bluegrass americano que curte folk, country, blues e canta música evangélica além de tocar Violão. Ele é venerado por outros tocadores de violão por sua batida, embora ele goste de tocar dedilhado.

O repertório de violão acústico de hoje deve e muito à revificação do povo dos anos sessenta. Aqui estão alguns nomes daquela era cujo trabalho você deveria conhecer:

John Renbourn o guitarrista inglês e compositor é mais conhecido pelo seu trabalho com o guitarrista da mesma categoria, Bert Jansch e a sua carreira com o grupo de folk inglês Pentangle. Os interesses musicais de Renbourn incluem música contemporânea, folk, música clássica e blues.

Bert Jansch é um músico de Folk escocês cujas influências incluem o guitarrista inglês Davy Graham. A música dele influenciou Jimmy Page, Ian Anderson, Donovan e Neil Young.

John Martyn é um guitarrista inglês que também canta e escreve canções. Ele fez vinte álbuns de estúdio e trabalhou com músicos famosos como Eric Clapton, David Gilmour e Phil Collins. Ele inventou seu próprio som caracterizando um violão acústico tocado por uma fuzzbox, fase-shifter e Echoplex.

Davy Graham é um guitarrista que figurou fortemente na música Folk Inglesa nos anos de 1960. Muitos tocadores de violão acústico gostam de Bert Jansch, John Renbourn, Martin Carthy e Jimmy Page. Parte de seu instrumental acústico, “Anji” foi gravado por Paul Simon em um álbum dos Simon e Garfunkel.

Poxa vida! Muito bom aprender um pouco sobre esses grandes músicos, não é mesmo? Olha, não deixe de conferir o Curso de Violão Online aqui no site.

Te vejo no próximo! Abraço!

 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.