Como usar o capotraste no violão: guia para iniciantes

Created with Sketch.

Se você é um violonista iniciante ou experiente, pode se beneficiar do uso de um capotraste em seu violão. O capotraste é uma ferramenta simples que permite que você mude a tonalidade de sua música sem mudar a afinação de seu violão. Isso é especialmente útil se você deseja tocar músicas em diferentes tonalidades ou se estiver acompanhando um cantor ou outro instrumentista que está tocando em uma tonalidade diferente da sua.

No entanto, usar um capotraste requer um pouco de conhecimento e prática para garantir que você o esteja usando corretamente e obtendo o som desejado. Neste guia, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o uso do capotraste, desde escolher o capotraste certo para seu violão até colocá-lo corretamente e ajustar a afinação. Também compartilharemos dicas e truques para usar o capotraste de forma eficaz e criativa para levar sua música para o próximo nível. Então, vamos começar!

O que é um capotraste e por que você deveria usá-lo?

Capotraste de Mola

O capotraste é uma ferramenta muito útil para guitarristas e violonistas de todos os níveis de habilidade. Basicamente, ele é uma presilha que é colocada sobre as cordas do violão para mudar sua afinação e tonalidade. Quando colocado corretamente, o capotraste altera a afinação de todas as cordas de forma uniforme, permitindo que você toque acordes e padrões em diferentes tonalidades sem precisar mudar a afinação do seu violão.

Existem várias razões pelas quais você pode querer usar um capotraste. Uma das razões mais comuns é tocar músicas em tonalidades diferentes da original. Por exemplo, se uma música foi escrita em um tom muito alto para sua voz, você pode usar um capotraste para mover a tonalidade para baixo e tornar mais fácil cantar. Da mesma forma, se você estiver tocando com outro músico que está usando um violão afinado em um tom diferente, um capotraste pode permitir que você toque juntos sem precisar reafinar seus violões.

Além disso, o capotraste também pode ser usado para criar novos sons e timbres no violão. Por exemplo, quando usado em combinação com técnicas de dedilhado, o capotraste pode criar um som mais brilhante e cintilante, especialmente nas cordas agudas. Também pode ser usado para imitar a sonoridade de outros instrumentos, como ukulele ou bandolim.

Em suma, o capotraste é uma ferramenta versátil e útil para qualquer violonista ou guitarrista que queira expandir sua capacidade de tocar em diferentes tonalidades e criar novos sons e timbres.

Como escolher o capotraste certo para você e seu violão?

Capotraste de Pinça

Ao escolher um capotraste para o seu violão, há alguns fatores a considerar para garantir que você escolha o melhor modelo para suas necessidades musicais. Aqui estão alguns pontos que você deve levar em consideração:

  1. Tipo de capotraste – Existem dois tipos principais de capotraste: capotraste de mola e capotraste de pinça. O capotraste de mola é o mais comum e pode ser facilmente removido e colocado em diferentes posições no braço do violão. O capotraste de pinça é mais caro, mas também é mais fácil de ajustar com precisão e pode fornecer uma pressão mais uniforme nas cordas.
  2. Material – O material do capotraste pode afetar sua durabilidade e qualidade de som. Capotrastes de metal são os mais duráveis ​​e tendem a manter sua forma com o tempo. Capotrastes de plástico podem ser mais baratos, mas podem não ter a mesma durabilidade e qualidade de som.
  3. Largura – Certifique-se de escolher um capotraste que seja adequado para a largura do braço do seu violão. Se o capotraste for muito estreito ou largo, ele pode não se ajustar adequadamente e pode comprometer a afinação das cordas.
  4. Pressão – A pressão exercida pelo capotraste nas cordas pode afetar a afinação e o som do violão. Certifique-se de escolher um capotraste que possa ser ajustado adequadamente para fornecer uma pressão uniforme em todas as cordas.
  5. Estilo – Por fim, escolha um capotraste que se adapte ao seu estilo de tocar. Alguns capotrastes podem ser mais fáceis de ajustar e remover rapidamente, enquanto outros podem fornecer uma pressão mais uniforme para um som mais consistente.

Ao considerar esses fatores, você pode escolher o capotraste certo para suas necessidades musicais e garantir que ele se ajuste adequadamente ao seu violão.

Como colocar o capotraste corretamente no violão?

Colocar o capotraste corretamente no seu violão é importante para garantir que ele esteja ajustado adequadamente e que todas as cordas estejam afinadas. Aqui está um guia passo a passo para colocar o capotraste corretamente:

  1. Posicione o capotraste sobre as cordas do violão, logo acima do traste escolhido.
  2. Certifique-se de que o capotraste esteja nivelado e centralizado na área do traste selecionado. As pressões devem estar sobre as cordas, diretamente acima do traste.
  3. Pressione as alavancas do capotraste para baixo para prender as cordas.
  4. Teste cada corda para garantir que esteja afinada corretamente. Se alguma das cordas estiver desafinada, ajuste-a usando o afinador do violão até que esteja na afinação correta.
  5. Verifique novamente a posição do capotraste para garantir que esteja nivelado e bem preso às cordas.
  6. Pratique tocar algumas notas e acordes para garantir que o capotraste esteja ajustado corretamente e que as cordas estejam tocando nas casas corretas.
  7. Ao terminar de tocar, remova o capotraste e guarde-o adequadamente em um local seguro.

Lembre-se de que é importante colocar o capotraste no lugar correto, de modo que as cordas estejam corretamente pressionadas e afinadas. Pratique colocar o capotraste algumas vezes para se familiarizar com o processo e garantir que você possa colocá-lo corretamente quando estiver tocando.

Como o capotraste afeta a afinação do violão e como ajustá-lo?

Quando você usa um capotraste, ele altera a afinação do violão, mudando a nota que é produzida em cada corda. É importante entender como o capotraste afeta a afinação do violão e como ajustá-lo corretamente para garantir que você esteja tocando nas notas corretas. Aqui está um guia para ajudá-lo:

  1. Afine o violão – Antes de colocar o capotraste, é importante garantir que o violão esteja afinado corretamente nas notas desejadas.
  2. Coloque o capotraste no lugar – Posicione o capotraste no traste desejado, pressionando as alavancas para baixo para prender as cordas.
  3. Verifique a afinação – Após colocar o capotraste, verifique a afinação de cada corda. Dependendo do modelo do capotraste, você pode precisar ajustar a afinação de cada corda individualmente para compensar a mudança na afinação causada pelo capotraste.
  4. Ajuste a afinação – Use um afinador para ajustar a afinação de cada corda individualmente. Ajuste a afinação até que cada corda esteja afinada corretamente nas notas desejadas.
  5. Verifique novamente a afinação – Após ajustar a afinação, verifique novamente a afinação de cada corda para garantir que estejam afinadas corretamente nas notas desejadas.

Lembre-se de que, ao usar um capotraste, é importante verificar regularmente a afinação do violão para garantir que esteja tocando nas notas corretas. Se você perceber que o som não está correto, verifique a afinação e ajuste o capotraste conforme necessário. Praticar e se familiarizar com o processo de ajuste do capotraste ajudará você a garantir que seu violão esteja sempre afinado corretamente.

Como usar o capotraste para tocar músicas em diferentes tonalidades?

Um dos principais motivos para usar um capotraste é permitir que você toque músicas em diferentes tonalidades sem ter que mudar a afinação do violão. Aqui está um guia para ajudá-lo a usar o capotraste para tocar músicas em diferentes tonalidades:

  1. Identifique a tonalidade da música – Antes de começar a tocar, identifique a tonalidade da música. Isso ajudará você a escolher a posição do capotraste.
  2. Escolha a posição do capotraste – Para tocar a música em uma tonalidade diferente, posicione o capotraste em um traste que corresponda à nova tonalidade. Por exemplo, se a música estiver na tonalidade de G e você quiser tocá-la em A, coloque o capotraste no segundo traste.
  3. Ajuste a afinação – Verifique a afinação de cada corda e ajuste-a conforme necessário usando um afinador. Se você estiver usando um capotraste que altera a afinação de cada corda, ajuste a afinação de cada corda individualmente para compensar a mudança na afinação causada pelo capotraste.
  4. Tocando a música – Com o capotraste no lugar e a afinação ajustada, comece a tocar a música normalmente. As notas que você tocarão agora serão diferentes da afinação original, mas soarão na nova tonalidade escolhida.

Lembre-se de que, ao usar um capotraste para tocar músicas em diferentes tonalidades, é importante ajustar a afinação para garantir que esteja tocando nas notas corretas. Praticar o uso do capotraste em diferentes tonalidades ajudará você a se familiarizar com o processo e a tocar músicas em diferentes tonalidades com facilidade.

Dicas e truques para usar o capotraste de forma eficaz e criativa

Usar um capotraste é uma maneira eficaz de tocar violão em diferentes tonalidades e adicionar uma nova dimensão à sua música. Aqui estão algumas dicas e truques para usar o capotraste de forma eficaz e criativa:

  1. Experimente diferentes posições de capotraste – O capotraste pode ser colocado em diferentes trastes para criar diferentes tonalidades. Experimente diferentes posições para encontrar o som que deseja.
  2. Combine o capotraste com diferentes acordes – Ao usar o capotraste, experimente combinar diferentes acordes para criar novas progressões de acordes e sons interessantes.
  3. Use o capotraste em diferentes estilos musicais – O capotraste pode ser usado em diferentes estilos musicais, desde música clássica até rock. Experimente usá-lo em diferentes estilos para criar novos sons.
  4. Use o capotraste para improvisar – Ao improvisar, experimente usar o capotraste para adicionar novas notas à sua música e criar novos sons.
  5. Use o capotraste para alcançar notas altas – Se você tiver dificuldade em alcançar notas altas em seu violão, use o capotraste para alcançá-las mais facilmente.
  6. Use o capotraste para imitar outros instrumentos – O capotraste pode ser usado para imitar o som de outros instrumentos, como o banjo ou o ukulele.

Lembre-se de que usar o capotraste requer prática e experimentação. Não tenha medo de tentar coisas novas e experimentar diferentes posições de capotraste e acordes. Com o tempo, você encontrará novas maneiras de usar o capotraste para adicionar criatividade e variedade à sua música.

Conclusão

O capotraste é uma ferramenta incrivelmente útil e versátil para qualquer violonista. Permite que você toque músicas em diferentes tonalidades sem ter que mudar a afinação do violão, além de oferecer inúmeras possibilidades criativas. Usando um capotraste, você pode experimentar diferentes acordes, estilos musicais e posições de capotraste para criar novos sons interessantes.

Lembre-se de escolher um capotraste que se adapte ao seu violão e estilo de tocar e ajustá-lo corretamente para evitar afetar negativamente a afinação. Se você está apenas começando a usar um capotraste, pratique colocá-lo corretamente no violão e ajustando a afinação. Com o tempo e prática, você descobrirá novas maneiras de usar o capotraste para melhorar sua música e adicionar sua criatividade.

Usar um capotraste pode parecer intimidante no começo, mas com prática e experimentação, você pode dominá-lo e usá-lo para expandir suas habilidades de violão. Então, não tenha medo de tentar coisas novas e experimentar com o capotraste para levar sua música para o próximo nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *