como tocar acordes limposSe você deseja tocar acordes limpos (sem ruídos) no seu violão, não existe uma regra simples que você possa seguir para minimizar os ruídos indesejados.

Um erro comum que guitarristas iniciantes podem cometer é tocar cordas adicionais que não são necessárias, fazendo realmente com que o som do acorde soe pior do que deveria. A boa notícia é que isso é uma coisa simples de corrigir. Por exemplo, se você está tocando um acorde de E (Mi Maior) (0 2 2 1 0 0), então todas as cordas devem ser batidas e ele irá soar bem. Logo que você se move para o acorde de A a nota aberta de E não deve ser tocada.

Exemplos de Acordes Limpos

Para explicar os certos e errados um pouco melhor, veja o seguinte:

A (Lá Maior) deve ser x 0 2 2 2 0, e não 0 0 2 2 2 0

D (Ré Maior) deve ser x x 0 2 3 2 e não 0 0 0 2 3 2

C (Dó Maior) deve ser x 3 2 0 1 0 e não 0 3 2 0 1 0

F (Fá Maior) deve ser x x 3 2 1 1 e não 0 0 3 2 1 1

Obs.: O X marca a corda que não deve ser tocada. Os números indicam a corda e a altura do traste a ser digitado, partindo da sexta corda para a primeira. 

Você pode perceber que existe uma tendência em desenvolvimento. Os acordes limpos são ajudados pela nota fundamental (a nota mais baixa), sendo a força motriz do acorde em si. Por exemplo, a nota mais baixa a ser tocada no acorde de A, é a nota A aberta, a nota mais baixa a ser tocada no acorde de C é a nota C no terceiro traste da corda A, etc.

A Nota Fundamental é a Mais Importante

tocando acordes violaoSe você acha que um acorde soa mal, ou se você está sempre em dúvida quanto a saber se você deve estar tocando uma nota, basta verificar a nota fundamental, se é a mesma que o nome do acorde que você está tocando, assim estará tudo certo.

Caso esteja lutando para tocar um acorde limpo, irá notar uma diferença imediata com este método rápido. Enquanto você estiver pressionando as cordas corretamente, basta controlar a força da batida da mão direita pelas cordas, assim os seus acordes irão soar perfeitos.

No próximo post eu venho com uma super dica para você!