tablaturas-violaoQuando nós aprendemos violão solo, temos que escolher entre a aprender música a partir de partituras ou a partir de tablaturas de violão. Embora as tablaturas fossem utilizadas para música há muito tempo, tornou-se popular como notação para violão, por sua simplicidade, porque as pessoas que se interessaram a tocar violão, não estavam dispostas a passar um bom tempo aprendendo teoria musical e a como ler partituras.

Tocando seu Solo Predileto Usando Tablaturas

notas tablaturas violaoMuitas vezes, a inspiração de um guitarrista iniciante para aprender a tocar o violão é o guitarrista principal de uma banda famosa. Ouvir um grande guitarrista solo trabalhando levanta muitas dúvidas sobre as técnicas que ele usa; a configuração do tom e o volume, e de onde ele tira esses grandes solos.

Nesta era da gratificação instantânea, você pode encontrar a tablatura para o violão solo logo que a canção é lançada. Para tirar partido das tablaturas na internet você precisa estar ciente de que a as tablaturas de violão lhe dizem uma coisa: as notas que o guitarrista está tocando no solo.

Se você tocar o solo através da tablatura, talvez você pode não concordar com as notas que são apresentadas, por isso, você pode fazer as alterações que você achar necessárias. Depois que você sente que o solo indicado na tablatura corresponde com o que você ouve no solo da versão em CD da música, você precisa verificar qual é o dedilhado correto.

Tablaturas Manuais vs Automáticas

violao coloridoSe a tablatura foi escrita manualmente, utilizando um editor de texto como Bloco de Notas, ou outro editor dessa natureza, os dados da digitação terão sido elaborados pelo guitarrista que escreveu a tablatura. Se você estiver usando um arquivo produzido por um software editor de tablaturas, como o Powertab, você precisa verificar o dedilhado cuidadosamente para certificar-se de que é fácil para você tocar.

A razão pela qual é preciso verificar a digitação é que os programas de edição não têm ideia do que é ter dedos, e se você seguir as digitações geradas por computador, então poderá ter que fazer algumas acrobacias desnecessárias. Portanto, lembre-se de mantê-las simples.

Portanto, não há mal nenhum em ser flexível na interpretação da tablatura para qualquer violão solo. Se você sentir que o que está na tablatura não soa muito bem, vá com o que você tem. Uma vez que você estiver familiarizado com a música, as correções de notas ou acordes provavelmente irão chegar até você. Além disso, não tenha medo de tomar liberdades com qualquer solo de violão que esteja aprendendo. Quando você está lá em cima do palco tocando a música em seu violão, ele será o seu solo, então você pode mudá-lo para torná-lo o seu próprio se quiser. 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.