aprender-violao-lentoSe você quiser aprender violão, há algumas idéias gerais das quais você precisa estar ciente. Mas é uma coisa é saber que uma idéia existe, mas colocá-la em prática pode ser muito difícil. Por exemplo, uma das principais regras que deveria impor a si mesmo quando for aprender violão é a praticar lentamente. Você pode até saber disso antes de começar, mas isso vai custar experiência, algumas decepções e vai exigir que tente novamente e novamente antes que seja capaz de compreender realmente a verdade nesta idéia.

As pessoas dizem, "não tenho tempo" ou "eu não tenho paciência" para aprender violão praticando lentamente. Essas coisas são simplesmente inverdades. Você não tem tempo é para NÃO praticar lentamente. Você vai realmente aprender mais rápido adquirindo o hábito de deixar seu corpo aprender no seu próprio tempo. De fato, uma das primeiras coisas que você poderia focar quando começar a aprender violão é a se acostumar com as pausas naturais que ocorrem quando você toca escalas ou troca de acordes.

Se você praticar com um metrônomo, você irá tornar-se consciente desses momentos em que você não é capaz de se manter no tempo, sem pressa ou constrangimento. Isto acontece porque o seu organismo ainda não tem uma série de movimentos musculares criados para mover sua mão de um lado para outro no braço do violão. Não só isso, se você se acalmar e deixar as mãos e os braços se moverem em seu próprio ritmo, a sua prática de violão será mais agradável e irá se pegar ansioso por uma folga no seu dia para poder continuar praticando violão.

Então, quando você vir um guitarrista profissional movendo as mãos para cima e para baixo no braço da guitarra ou violão com uma velocidade estonteante, isso pode lhe inspirar a ir fazer algumas práticas, mas se você tentar forçar suas mãos para corresponder à velocidade de um guitarrista experiente, estará trabalhando contra si mesmo. Não apenas você precisa praticar lentamente, mas você precisa aprender COMO fazê-lo e POR QUE deveria fazê-lo. E não é porque alguém disse a você que isso é uma boa idéia, é porque você descobriu por si mesmo através de tentativa e erro.

A próxima coisa que você terá que aprender por si mesmo é a importância de exercitar as suas habilidades no violão, mais e mais. Quando você pode tocar qualquer coisa em qualquer tempo, sem parar, isso já será um bom começo. Seu objetivo deve ser o de tocar a sua peça sem pensar. Você estará repetindo movimentos, não importa o que você faz, por isso é melhor obter o hábito de repetir mudanças de acordes e escalas de uma forma inteligente, relaxada, para que você obtenha o máximo de benefício da parte do dia que você dedica a aprender violão.

Não tenha pressa... Você vai crescer do mesmo modo como crescem os lírios do campo, e olha que não existe alguém mais bem vestido que eles. O importante é que você entendeu.

No próximo artigo eu venho com mais um assunto legal e muito didático sobre violão!

Comente este post!

Abraço!