tocando-ao-vivoDepois de algum tempo tocando e praticando violão, você pode decidir a tocar música ao vivo. Não há nada mais prazeroso do que sentir-se capaz de tocar música ao vivo com seu violão. Melhor ainda, é estar tocando com os amigos (as) e de repente, você encontrar uma nova melodia e até mesmo criar uma nova música.

Se você deseja aprender a praticar violão enquanto aprende a arte da improvisação, gostaria de compartilhar algumas dicas sobre como improvisar no violão quando estiver tocando ao vivo.

Aprender a Teoria Musical

teoria-musical-violaoSem dúvidas a teoria musical é o mais importante a aprender enquanto pratica violão, pois assim você será capaz de improvisar enquanto toca ao vivo. Teorias de violão, tais como aplicar toca a dimensão do seu violão à música que está ouvindo, e isso vai acontecer mais rapidamente se você entender a relação entre acordes e escalas. A chave para misturar a teoria de violão e as improvisações ao vivo está em aplicar o que você está aprendendo. Quanto mais você tentar aplicar no violão o que está aprendendo, mais rapidamente poderá incorporar essas teorias e assim, suavemente, quando você menos esperar, a sua mente musical vai começar a improvisar.

Aprenda Tocar de Ouvido

tocar-violao-de-ouvidoVocê pode aprender a teoria musical no mundo, no entanto, até que você possa aplicar no violão o que você ouve com sua mente musical, você terá um grande desafio pela frente, até chegar a ser criativo e ter fluência de ideias musicais. Eis onde provem o termo “treinamento de ouvido”. Treinar o ouvido é buscar a capacidade de ouvir e aplicar o que estiver ouvindo externamente, ou da sua mente musical ao seu instrumento. É onde os músicos podem ficar frustrados devido a “ouvir a música” ainda não tendo a teoria musical para compreender o que é necessário fazer para tocar aquilo que é ouvido.

Tenha Um Monte de Fé ( Coloque tudo isso junto)

fe-violaoAcho que quando os músicos estão tocando ao vivo, eles estão frequentemente mais dentro de si mesmos do que eles possam perceber. Podemos entender isso quando vemos esses músicos cometendo pequenos erros naturais durante a improvisação, e isso não tira o brilho do que é tocado. Para encontrar a forma de improvisar enquanto toca ao vivo, você deve procurar misturar a teoria musical com o treinamento de ouvido. Misturando os dois, você estará usando o lado analítico e o criativo do cérebro, o que faz de você um músico completo e capaz de criar improvisações instantâneas no palco.

Use Escalas para Improvisar e Praticar no Violão

escalas-violao-blackQuando descobri o excitante mundo da teoria musical e do treinamento de ouvido, resolvi incorporar a improvisação no meu cronograma de treinamento. Tudo que eu aprendo no violão, eu tento aplicar improvisando de alguma forma. Eu consegui isso tocando com músicas pré-gravadas. Assim, se você aprende uma escala menor, por exemplo, é interessante procurar uma música cujo os acordes combinem com a escala e você possa tocar essa escala improvisando sobre esses acordes. O blues é um estilo muito bom para se aplicar improvisos e eu recomendo fortemente!

Olha esses dois rapazes americanos fazendo algum improviso, usando escalas de Blues. Se você não fala Inglês, ainda vale a pena conferir a performance desses músicos de violão.