rolling-stones

Muitas pessoas pensam na possibilidade de aprender a tocar violão, mas necessitam de garantias sobre o que esperar quando se tenta tocar violão em uma idade avançada. Na verdade quero dizer com 40 anos, ou mesmo 50, mas o termo se aplica a qualquer pessoa que tenha saído da adolescência.

Uma das vantagens de quem se propõe a aprender violão na idade madura, é o fato de a música manter as mãos e a mente viva e saudável. Ainda por cima, tem mais uma vantagem que é a de seus amigos e familiares começarem a pensar que você é um herói, mesmo antes de conseguir tocar qualquer coisa.

Aprender violão tarde na vida é possível para qualquer pessoa, mas a questão é se é mais fácil aprender violão quando se é jovem, o que pode significar que é mais difícil quando se é mais velho?

Aprendendo Teoria Musical para Violão

partituraMuitos professores de violão alegam que é mais difícil para um estudante mais velho aprender a teoria musical, ou mesmo aprender a ler música em partituras, mas isso pode ser contornado utilizando as tablaturas que podem ser encontradas na Internet. Você encontra tablaturas para qualquer música ou instrumental que possa desejar aprender.

Se você está lutando para aprender mais o lado teórico da música, então você deve concentrar-se mais na técnica. Você pode aprender muito sobre violão apenas utilizando o seu ouvido e um diagrama de notas sobre o braço do violão. Lembre-se que muitos guitarristas tocaram por toda vida sem nunca terem aprendido a ler música.

Trocando Acordes Rapidamente

gripmasterAlternar entre os acordes é o primeiro grande desafio para iniciantes em violão de qualquer idade, e pode levar a um bloqueio mental até mesmo nos alunos mais aplicados. Então basta trabalhar direito com os acordes, observando a melhor forma de alternar entre um e outro cuidadosamente.

Também se você estiver se sentindo desconfortável ao digitar os acordes, você pode considerar a compra de um aparelho de fisioterapia chamando “gripmaster” que ajuda a fortalecer a musculatura dos seus dedos. Poderá também utilizar cordas de nylon, o que torna um pouco mais fácil a prática da digitação para pessoas de mais idade.

Pratique Violão Todos os Dias

tocar violao magiaAlgo que também é muito importante para um guitarrista iniciante de terceira idade é a prática diária. Faça um cronograma e o cumpra religiosamente. Você pode tentar tocar algo fora do seu estilo, só para não ficar monótono.

Mantenha o violão sempre perto de você. Em muitos casos, você tem compromissos profissionais ou familiares que tiram a sua atenção e termina por impedir o seu aprendizado. Mesmo que tenha definido tirar meia hora do seu dia para praticar, esses obstáculos podem tirar você de cumprir o seu objetivo.

Estando com o violão sempre à mão, você pode tocar, nem que seja só por alguns instantes nos intervalos entre um compromisso e outro, assim poderá cumprir a sua meta e praticar. Se esse for o único modo de você praticar, então que seja.

Escolha um Violão para Iniciantes

Você terá um enorme benefício ao escolher um bom violão para praticar e estudar, seja elétrico ou acústico.

Seja carinhoso com suas mãos ao tocar, pois nos primeiros meses, você ainda está se adaptando a essa nova atividade. Músculos, cérebro, e uma infinidade de sistemas estarão em jogo quando estiver tocando e estudando.

Relembre dos Seus Motivos para Tocar Violão

motivos tocar violaoFinalmente, você possivelmente terá a necessidade de lembrar por qual razão iniciou seu aprendizado de violão, o que basicamente tem a ver com diversão. Não fique preocupado e com a ideia fixa de que praticar violão é algo que você é “obrigado a fazer”, pois isso pode bloquear a sua mente e dar muita preguiça.

Já que você não tem mais ninguém para cozinhar, lavar e passar para você, então não fique surpreso se os mais jovens conseguem resultados mais rapidamente que você. O ponto mais importante a ser lembrado, é que você será capaz de tocar qualquer música que você quiser dentro de alguns meses.

Para inspirar, vamos ficar com esse vídeo dos Rolling Stones - Start Me Up