violao_para_iniciantes

Está escolhendo um violão para iniciantes? Vamos descobrir quais são os pontos mais importantes a serem observados durante a compra de um violão para iniciantes e como você pode conferir isso dentro da loja para não ter qualquer problema com o instrumento no futuro. Confira...

A escolha de um violão para iniciante é algo que merece atenção extra, uma vez que o violão dura muito tempo e você não vai querer deixar o seu violão de lado só porque descobriu que suas notas estão mentindo que esse não foi a melhor escolha. Os principais pontos a considerar durante a compra são os seguintes: 

  • Qualidade da Construção (O violão é bem acabado, tem suas extremidades terminadas com precisão?)
  • Tipo de Acabamento (O violão é muito envernizado ou parece ter sido encerado?)
  • Tipo de Encordoamento (Qual tipo de encordoamento está instalado no violão? Aço ou Nylon?)
  • Estruturas de Reforço (Possui alguma estrutura de reforço, principalmente no cavalete?)
  • Precisão de Notas (Ao tocar uma escala, todas as notas soam afinadas?)

Os pontos acima são de extrema importância para a escolha do violão para iniciantes, isso porque você precisa de um instrumento que dure muito, que não se deforme com a tração das cordas por falta de estrutura adequada e que não tenha o som abafado por excesso de verniz.

Ao olhar as extremidades, se vir alguma imperfeição nas juntas da madeira, pode indicar alguma imperícia na fabricação (o corre muito com violões baratos que são fabricados sem precisão), isso também se reflete por uma escala mentirosa e imprecisa.

O tipo de encordoamento revela se o violão foi projetado para suportar cordas de aço, que exigem muito mais da estrutura do violão, sendo esses os violões mais resistentes disponíveis.

Tente observar essas características ao comprar o seu violão de estudos, você precisa de um violão com um mínimo de qualidade para não prejudicar o seu ouvido musical.

E você, já escolheu o seu melhor violão para iniciantes?

Abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.