viola caipira rozini

Pensando em tocar viola, mas não quer comprar outro instrumento agora? Vamos descobrir duas afinações capazes de mudar o som e o modo como você toca violão com um resultado muito próximo ao da viola. Confira!

Se você já conhece o nosso afinador online, provavelmente já pegou o seu violão e deu uma calibrada em suas cordas hoje. Mas o fato é que a maioria dos músicos de violão tem vontade de tocar viola. Seja pelo timbre diferenciado, ou pela magia da música sertaneja, a viola tem seus encantos.

Talvez não seja interessante adquirir uma viola agora, já que você está se dedicando ao violão de corpo e alma. Então, nada melhor do que dar um jeitinho e "transformar" seu violão em viola, mesmo que seja por algumas horas, só para sentir o gostinho de tocar esse instrumento.

Existem duas formas básicas de afinar seu violão como viola, a primeira delas é o chamado "Cebolão em D (Ré)" e a segunda é o "Cebolão em E (Mi). Ambas as formas de afinação produzem resultados análogos a viola, porém existem algumas vantagens e desvantagens em cada um deles. Vamos conferir uma tablatura para entendermos como afinar em cada um desses modos.

Modos de Afinação de Violão para Viola: 

Afinação Cebolão em D (Ré)

1ª D ------------------------------------------------------

2ª A------------------------------------------------------

3ª F#-----------------------------------------------------

4ª D------------------------------------------------------

5ª A------------------------------------------------------

6ª F# ou D ---------------------------------------------

Nesse caso, percebemos que a 5ª e a 4ª cordas estão afinadas do mesmo modo que no violão. As alterações ocorrem na 6ª, 2ª e 1ª cordas que caem um tom inteiro (3ª cai apenas um semitom). Muitos usuários preferem esse modo, principalmente por sua facilidade de retorno ao modo violão. Porém, alguns dizem que as cordas ficam muito frouxas.

Afinação Cebolão em E (Mi)

1ª E ------------------------------------------------------

2ª B------------------------------------------------------

3ª G#-----------------------------------------------------

4ª E------------------------------------------------------

5ª B------------------------------------------------------

6ª E -----------------------------------------------------

Nesse caso, o Cebolão em Mi exige um pouco mais do braço do violão, visto que as cordas 4 e 5 sobem em um tom inteiro, enquanto que a 3ª corda sobe um semitom. As cordas 1, 2 e 6 permanecem inalteradas. Muitos gostam desse tipo de afinação por sua tensão mais elevada, que ajuda o violão soar como uma viola. Outros dizem que isso produz um esforço extra para o braço do violão e não se deve manter essa afinação por muito tempo.

Nota: Cuidado ao afinar seu violão, seja qual for o modo, você pode quebrar as cordas ou o próprio instrumento. Você pode realizar esse tipo de afinação, mas esteja sempre atento as tensões das cordas e certo de que entendeu a sequencia de afinação indicada acima.

Quem sabe, ao afinar seu violão como viola, você não tome gosto pela coisa e acabe comprando uma namorada para o seu violão?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer os 4 Acordes que Você Precisa Saber para Tocar Violão de Uma Vez por Todas, recomendo que assista a esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Violão Club acredita que a música é uma arte que realiza sonhos. Acima de tudo, acreditamos que tocar violão é mais do que uma forma de expressar arte, é também um caminho para o autoconhecimento, desenvolvimento da disciplina e do caráter humano.